40 mil devedores do IPVA serão encaminhados para a Serasa

A partir deste mês de março a Sefaz – Secretaria de Estado da Fazenda, vai começar a enviar lotes de 40 mil certidões de devedores do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – para a inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito da Serasa Experian. Seguindo a mesma linha de pensamento de várias prefeituras que fizeram o mesmo a partir do ano passado, os devedores serão notificados previamente, e aqueles que já foram notificados mas ainda não regularizaram seus débitos terão seus nome inscritos na dívida ativa estadual para cobrança executiva, além do cadastro restritivo na Serasa, o que os deixará com o nome sujo na praça.

Além da consulta Serasa, a verificação das informações de débitos de pessoas e empresas que tenham veículos com registro de propriedade em seu nome ou razão social pode ser feita pela página da Sefaz, disponível no link do Sefaz de Maranhão:http://portal.sefaz.ma.gov.br/portalsefaz/jsp/principal/principal.jsf desde este mês de fevereiro.

Quem desejar consultar o nome deve acessar o ícone IPVA e depois a opção “IPVA – Notificados/Serasa”.Neste ponto é preciso informar o número do CPF ou do CNPJ que será consultado.

Já com o número do Renavam – que é exibido no radapé da página – o cidadão interessado em consultar o nome pode fazê-la no ícone “IPVA – Débitos”, que é onde a Serasa identificará de qual veículo se trata a anotação.

Uma vez constatado que existe um débito, o cidadão pode já na página emitir um Documento de Arrecadação – DARE. Com o documento em mãos pode-se regularizar o débito nos correspondentes do Banco do Brasil.

Os cidadãos que são proprietários de veículos com débitos podem aproveitar as medidas provisórias expedidas por alguns estados, concedendo a redução de 100% das multas e dos juros de mora dos débitos de IPVA referentes aos exercícios de 2014 e exercícios anteriores, desde que o pagamento seja feito em cota única até o dia 5 de julho de 2015.

Para emitir o documento de arrecadação com código de barras o cidadão pode clicar no ícone “DARE” na página da Sefaz, depois de seguir os passos da consulta listados acima, marcando a opção “Contribuinte do IPVA” e informar o Renavam do veículo.

Com este documento em mãos, o pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil ou em seus correspondentes.

Deixe um Comentário