Cadastro Positivo o que é e como funciona este serviço na Serasa , SPC e Boa Vista Serviços SCPC

Desde o dia primeiro de agosto está valendo o cadastro positivo de bons pagadores. Deste dia em diante, os consumidores que pagam suas contas em dia podem pedir sua inclusão em um banco de dados que fica disponível para consulta no mercado.

Com o nome incluído no Cadastro Positivo, o cliente tem mais chances de conseguir taxas menores e prazos mais longos em suas transações, como por exemplo, em empréstimos e financiamentos.

A inclusão neste cadastro é opcional, sendo que, para ter o seu nome incluído, basta fazer um pedido formal à instituição financeira com a quel tem ligação ou mesmo diretamente nos serviços de proteção ao crédito. A retirada do nome do consumidor pode ser solicitada a qualquer momento também.

Na hora de enfrentar uma negociação, o consumidor pode autorizar a instituição financeira em que estiver pleiteando crédito. Sendo considerado “bom pagador”, o consumidor está provando que tem as contas em dia e, por causa da sua reputação de crédito positiva, pode barganhar melhores condições.

De acordo com a Serasa, o Cadastro positivo ainda pode incluir em torno de 26 milhões de pessoas que não acessam o mercado de crédito por mão terem como comprovar sua renda ou porque compram apenas a vista.

Para as empresas, aumenta-se a chance de conceder crédito com mais segurança. As empresas tendem a perder menos, pois evitam que o próprio consumidor adquira dívidas além das suas capacidades. As relações de consumo e de crédito tendem a se tornar mais saudáveis e mais sustentáveis.

Aquilo que o mercado de crédito mais deseja é a transparência nas relações de liberação de crédito com bases objetivas. Sendo assim, os serviços de proteção ao crédito fazem uma varredura de todos os locais onde o consumidor tem compras financiadas e crédito contratado e repassa essas informações ao Cadastro Positivo.

Olhando por este lado, o serviço não constitui exatamente um cadastro, e sim um relatório do comportamento do consumidor no mercado. Caso o consumidor, por exemplo, tenha deixado de pagar duas prestações de um empréstimo durante um ano, mas quitou depois, não deixará de ser considerado como um bom pagador.

Uma outra consequência direta do Cadastro Positivo, de acordo com a avaliação do SPC Brasil, é a redução significativa dos índices de inadimplência e de superendividamento. Para o consumidor, não há desvantagens previstas.

Especula-se que o Cadastro Positivo pode gerar maiores custos financeiros e juros maiores para os consumidores considerados maus pagadores. Contudo, o que se espera, na verdade, é uma diminuição nos custos e juros para os bons pagadores e não um aumento para os maus pagadores. Existem experiências internacionais que podem ser usadas como referência.

Chile, México e Estados Unidos tiveram experiências muito positivas, onde se percebeu um incentivo ao acesso ao crédito e melhoria no controle financeiro pessoal. Sendo assim não há razões para crer que a experiência brasileira seja diferente. O que se espera, é que o cadastro traga bons benefícios para o mercado de crédito e para os consumidores.

O Procon-SP afirma que ainda não é possível assegurar que o Cadastro Positivo realmente trará benefícios aos consumidores, pois a lei aprovada não garante que os juros irão cair. Mesmo sendo a principal promessa dos defensores do cadastro, a lei não regulamenta a taxa de juros aplicada aos bons pagadores.

Para o órgão, a promessa de benefícios vai se provar apenas de acordo com o nível de adesão ao cadastro, que está relacionado diretamente ao nível de confiabilidade no sistema. Para atingir o resultado esperado, o consumidor precisa se sentir seguro e respeitado em seu direito a informação, com critérios transparentes de avaliação de risco.

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • Renato de Sena Araújo
    • 19 de Março de 2014

    Acho que o SCPC deveria disponibilizar o sistema de consulta de cheque CCF gratis

    • Marcos carvalho dos Santos
    • 6 de junho de 2014

    Como consultar spc e Serasa

    • claudiabragadossantos
    • 19 de Fevereiro de 2015

    quero saber quem eu devo,para poder negociar,pois nao estou coseguindo fazer crediario.

    • Alexandra alves Araújo silva
    • 2 de Maio de 2017

    Estou com baixa pontuação no meu cpf,gostaria de saber oq devo fazer para aumentar minha pontuação ja q meu nome está limpo e mesmo assim algumas financeiras estão se recusando a me liberar uma linha crédito vcs podem me orientar por favor muito obrigado agradeço.

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…