Certificado Digital Serasa

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa, identificando e comprovando o remetente de um documento. Saiba dos detalhes logo a seguir.

O que é um certificado digital Serasa?

Para entendermos o que é um certificado digital serasa, antes precisamos compreender o que é um certificado digital.  Abaixo falamos um pouco a respeito deste certificado,  que hoje é indispensável para as empresas de todo porte, confira!

Certificado Digital

Quando queremos ter a certeza que um documento é original o que fazemos primeiro? Analisamos a assinatura, correto? Por que?

Por que é através desta assinatura que podemos provar a autenticidade daquele documento.  Além disso, podemos atestar também que a pessoa que assinou é realmente quem diz ser.

E no mundo digital, como fazemos isso? Como nos certificamos de que determinado site pertence a um banco? Ou que determinado email realmente foi enviado por determinada empresa?

Através do certificado digital podemos identificar e comprovar o nome da empresa ou pessoa remetente de um documento, instituição emissora deste certificado, prazo de validade e chave pública (criptografia). Desta forma temos a certeza de estarmos nos relacionando com a empresa ou pessoa certa.

O certificado digital atesta a identidade de uma pessoa ou empresa, como bancos ou lojas virtuais, em operações online de compra, transação comercial, email ou navegação em determinados sites.

Todas estas informações, contidas neste certificado digital, podem ser acessadas no navegador do usuário, através de um cadeado exibido no canto inferior direito, atestando assim a identidade do titular em emails, documentos e operações online sigilosas.

Vantagens em obter um certificado digital

Hoje vários setores da economia já utilizam o certificado digital, visto as vantagens proporcionadas por este tipo de certificado.

Por exemplo, através do certificado digital é possível reduzir custos operacionais pela eliminação e/ou otimização de processos burocráticos, que demandavam uma mão de obra qualificada e específica para determinadas tarefas.

O certificado digital também proporciona segurança e robustez no processo, eliminando a possibilidade de fraudes entre etapas do processo, além de agilizar a autenticidade de documentos e transações online.

Mais alguns benefícios no certificado digital: possibilidade de eliminar papéis, desburocratizar processos, economia de tempo, e documentos digitais com validade jurídica.

Como obter um Certificado Digital Serasa Experian

A obtenção deste certificado digital só é possível através de instituições credenciadas pela ICP – Brasil, que é a instituição reguladora destas certificações.

A Serasa Experian é credenciada como uma AC (Autoridade Certificadora) pela ICP – Brasil, habilitada em fornecer este tipo de certificado digital.

Através da Serasa Experian é possível adquirir um destes certificados utilizando alguns dos produtos e serviços da Serasa Experian.

Produtos com Certificado Digital Serasa Experian

Veja os principais produtos oferecidos pela Serasa Experian com certificado digital.

e-CPF

Certificado digital da Serasa Experian para identificação na Internet, usado para assinar documentos eletrônicos com validade jurídica e autenticar-se em sites com segurança.

Serviços que podem ser acessados através do e-CPF:

• Entrega de Imposto de renda (DIPJ)
• Declaração de Débitos e Créditos Fiscais (DCTF)
• Acessar serviços online como o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte
• Procuração eletrônica para seu contador
• Autenticação na Internet com segurança como pessoa física
• Siscomex
• Obter certidões da Receita Federal
• Declarar Imposto de Renda via Internet
• Acompanhar processos tributários eletronicamente
• Consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física

e-CNPJ

Certificado digital da Serasa Experian para identificação da sua empresa na Internet, usado para assinar documentos eletrônicos com validade jurídica, autenticar-se em sites e realizar serviços da Receita Federal.

Serviços que podem ser acessados através do e-CNPJ:

• Autenticação na Internet com segurança como empresa
• Procuração eletrônica usada pelo contador
• Envio do Imposto de renda (DIPJ)
• Declaração de Débitos e Créditos Fiscais (DCTF)
• Realizar serviços da Receita Federal
• Emitir notas fiscais eletrônicas (NFe)
• Assinar contratos digitais
• Acompanhar processos legais

NF-e

NF-e é um documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, possui validade jurídica em função de ser também um certificado digital.

A Serasa Experian oferece vários modelos de NF-e de acordo com a necessidade das empresas contratantes. Se sua empresa emite milhares de notas por dia ou algumas dezenas por mês, a Serasa Experian tem um modelo que se encaixa de acordo com suas necessidades.

Existem 4 tipos de certificados digitais Serasa Experian para notas fiscais eletrônicas:

• NF-e A3
• NF-e A1
• Servidor NF-e
• NF-e para HSM

e-Conecte

O e-Conecte é a solução Serasa Experian exclusivo para empresas do Simples Nacional que necessitam do Certificado Digital ICP-Brasil para transmitir o arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), entre outras aplicações.

Certificado Digital para Servidor Web

O Certificado de Servidor é o elo de confiança entre sua empresa e seu cliente, garantindo a credibilidade e autenticidade do seu website. Além disso, todas as informações enviadas por meio do site trafegam de forma segura, criptografadas até o servidor da empresa.

Qual o valor do investimento em um certificado digital

Mas atenção! Nenhum destes certificados digitais são gratuitos e  nem só a Serasa fornece estes produtos, temos aqui no Brasil a Certisign que também fornece produtos como o e-CPF e e-CNPJ, os valores não são tabelados, portanto vale uma pesquisa a fundo nestes fornecedores.

 

2 Comentários

  1. edevom 14 de junho de 2012
  2. ana rute romano 15 de maio de 2012

Deixe um Comentário