Como fazer uma consulta CPF na Receita Federal?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, que armazena as informações de todos os contribuintes cadastrados no país. Todos os cidadãos brasileiros são obrigados a realizar a sua inscrição e receber assim o seu cartão CPF, que pode ser utilizado para diversos fins e, junto com o Registro Geral – mais conhecido como carteira de identidade – é considerado um documento que identifica o cidadão como brasileiro, garantindo-lhe individualidade perante a lei.

Trata-se de um documento de âmbito nacional, e as duas instituições que tem autorização para emiti-lo são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, o que é feito em ambos os bancos sob o pagamento de uma taxa de R$ 5.70 – apesar de algumas entidades conveniadas realizarem o mesmo serviço gratuitamente.

Após feita a inscrição no CPF, pode-se realizar uma consulta CPF por seu número na internet, acompanhando o cadastro e alterando dados cadastrais pela internet.

Deve-se lembrar que a consulta da situação cadastral é diferente da consulta da situação fiscal, sendo que esta última se refere a se o contribuinte está em dia com o pagamento dos impostos a que é obrigado. A consulta da situação de cadastro do CPF pode ser feita pela internet através do site oficial da Receita Federal, cujo link é http://www.receita.fazenda.gov.br/.

O inscrito deve ir ao menu Cidadão, clicar em Cadastro e, em seguida, em Comprovante de Situação Cadastral. Ali deverá ser informado o número de inscrição no CPF e os caracteres do captcha solicitados no campo ao lado.

Na página seguinte serão apresentados o número do CPF, o nome completo da pessoa cadastrada sob aquele número e a situação cadastral. Vale a pena informar que existem 4 tipos de situação cadastral, que são as seguintes:

1. Regular: Inexistência de pendência no cadastro
2. Pendente de regularização: o cidadão deixou de entregar a declaração de imposto de renda, caso seja obrigado a entregá-la.
3. Suspensa: cadastro do interessado está incorreto ou incompleto.
4. Cancelada: o cancelamento pode ocorrer por multiplicidade, por decisão administrativa, decisão judicial ou por morte do portador do CPF.

Passo a passo da consulta online ao CPF

1- Acessar o endereço eletrônico conforme o link acima
2- Informar o número de CPF e o código captcha mostrado ao lado, clicando em seguida em “Consultar”
3- Na próxima tela é informado o nome do portador daquele CPF e sua situação cadastral.
4- Para imprimir a consulta, pode-se clicar primeiro em “Preparar página para impressão”.
5- Em seguida, basta clicar em “Imprimir”.

Se a situação cadastral do CPF não estiver regular, é preciso que o cidadão procure saber se deixou de apresentar alguma Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), pois ele pode ser obrigado de acordo com o nível de sua renda.

Caso a situação conste como CPF nulo ou suspenso, é necessário pedir um novo CPF.

Deixe um Comentário