Como e Onde limpar o nome no SPC e Serasa?

A forma de como limpar o nome e onde limpar o nome no SPC e Serasa; não é uma preocupação rara nos dias atuais. A tríade da liberação, facilitação e aumento de crédito ao consumidor criou um paraíso de compras antes indisponível a maioria dos brasileiros; mas criou também um grupo de devedores que tende a aumentar gradativa e acentuadamente a cada mês.

Hoje em dia é muito fácil conseguir um cartão de crédito, fazer um financiamento, um parcelamento ou crediário.

Esta mesma premissa resulta em um caminho óbvio para quem não controla e equipara seus gastos com seus ganhos: o resultado é o “nome sujo” nos sistemas de proteção ao crédito como SPC e Serasa; gerando um círculo vicioso onde é necessário limpar o nome no SPC e Serasa para poder ficar com o cadastro positivo e gerar novas possibilidades de crédito.

Como identificar nome sujo no SPC e Serasa?

Bom, seria prudente antes de qualquer ação confirmar se seu nome realmente está sujo na praça, ou seja, se está registrado na Serasa ou SPC.

Vale lembrar, que para a Serasa e o SPC incluírem seu nome em seus bancos de dados, elas são obrigadas a notificá-lo antes, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,  parágrafo 3.

Essa notificação é efetuada através de uma carta registrada, informando ao possível devedor, que o mesmo tem uma dívida e possui um prazo de 10 dias para quitá-la, do contrário, seu nome estará sujo e será incluso no cadastro de devedores.

Se por algum motivo você não recebeu esta notificação, ou não tomou nenhuma ação após recebê-la, é necessário confirmar se o seu nome está sujo na Serasa ou SPC como inadimplente.

Existem empresas que prestam este tipo de serviço, te poupando dores de cabeça e, principalmente, valorizando seu precioso tempo a um custo relativamente baixo. Estas empresas fornecem uma Consulta SPC e Consulta Serasa CPF completa da sua situação cadastral, em questão de minutos, num formato padrão, pois geralmente são fornecidas diretamente do banco de dados da Serasa e SPC.

Porém, se você estiver com tempo, poderá fazer isso sozinho e sem nenhum custo, pois tanto a Serasa quanto o SPC, são obrigados por lei, a fornecerem gratuitamente informações sobre seus dados cadastrais.

Para efetuar a consulta CPF Serasa Gratis, o interessado deve comparecer pessoalmente a qualquer um dos postos de atendimento da Serasa , munido de RG ou Carteira Profissional e seguir as orientações e procedimentos formais desta instituição.

Motivos que deixam seu nome sujo no SPC e Serasa

1. Emissão de cheque sem fundos devolvido duas vezes ao banco. Esta é uma situação comum que deixa seu nome sujo na Serasa SPC.

2. Dívida não paga proveniente de um empréstimo e a pessoa ou instituição que lhe emprestou o dinheiro efetua o protesto em cartório;

3. Dívida não paga referente à compra de algum produto e a loja que lhe vendeu este produto efetua o protesto em cartório;

4. Ser réu em uma ação de execução de dívida;

5. Ser réu em uma ação de busca e apreensão de bens;

6. Ser dono ou sócio de uma empresa e for pedida a falência dela;

7. Possuir dívida no banco referente a algum tipo de taxa não paga;

8. Possuir dívida em algum órgão federal referente ao pagamento de impostos, taxas ou contribuições federais.

Como limpar o nome no SPC

A primeira forma e mais contundente de como limpar o nome no SPC ou então de onde limpar o nome no SPC é realizando o pagamento da dívida junto ao estabelecimento em que foi realizado o débito.

Se não for possível o pagamento total, uma outra alternativa é negociar a dívida vigente dando uma entrada e suavizando as demais parcelas.

A maioria das empresas, financeiras e estabelecimentos comerciais possuem uma política de negociação / renegociação analisando a capacidade do consumidor de pagá-lo.

É de interesse tanto do credor quanto do consumidor de que a dívida seja sanada da forma mais rápida e sem ajuizamento judicial.

Após o pagamento mesmo quando não integral, ainda que em caráter de negociação; o nome do devedor é retirado do cadastro do SPC em até cinco dias úteis.

Há obviamente outras formas de limpar o nome no SPC sem o pagamento da dívida, mas que implicam em processos mais longos como a expiração do prazo de cinco anos da dívida, ação judicial ou da prescrição de um título após três anos quando a dívida referir-se à cheques, notas promissórias, duplicatas ou letras de câmbio.

Neste caso em específico quando o assunto é referente a títulos a remoção não é automática e em alguns casos só ocorre mediante a um processo judicial.

Como limpar o nome no Serasa

A forma de como limpar o nome no Serasa funciona de forma similar ao SPC.
Assim como no SPC; a forma básica e rápida de ter nome limpo em cinco dias é realizando o pagamento integral ou da primeira parcela da negociação da dívida.

Igualitariamente como no caso do SPC as outras formas para limpar o nome no SERASA sem que seja através do pagamento do débito em questão; é deixando que o prazo da dívida expire.

É importante salientar que a dívida não para de existir; ela apenas não consta mais no cadastro dos sistemas de proteção ao crédito; mas continuam vigentes no cadastro interno dos locais onde as dívidas foram feitas podendo gerar problemas futuros.

4 Caminhos para limpar o nome no SPC e Serasa

Para limpar nome sujo definitivamente e retirá-lo do SPC e Serasa, uma das quatro possibilidades abaixo precisa acontecer para limpar seu nome:

1. Pagamento da dívida
Após o pagamento da dívida junto ao credor, seu nome poderá ficar limpo e ser retirado destes cadastrados, sob pena da Serasa ou SPC sofrer processo por danos morais, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 6.

Para tanto, o ex-devedor deverá administrativamente requerer que seu nome seja retirado dos registros da Serasa e SPC.

2. Expiração do prazo de 5 anos
Pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 43, parágrafo 5, seu nome não poderá ficar mais do que 5 anos registrado nestes cadastros.

3. Prescrição do título que originou a dívida
Aqui, o título se refere ao cheque, uma nota promissória, duplicatas, ou ainda, letra de câmbio. Para estes tipos de títulos a prescrição é de 3 anos, ou seja, alguém que esteja com o nome sujo por causa de um cheque sem fundo, pode ter seu nome limpo e removido dos registros da Serasa ou SPC passados 3 anos.

Porém, neste caso a remoção não é automática e nem tão simples, a remoção só será possível através de uma ação judicial.

4. Ação judicial
Existem casos em que a dívida é passível de ser questionada. A pessoa prejudicada poderá propor uma ação judicial e requerer uma liminar solicitando a remoção do seu nome dos cadastros da Serasa e SPC.

A remoção do seu nome poderá acontecer, porém, a partir da liminar segue-se o percurso normal para esta ação judicial ser julgada, o que poderá levar anos até ser concluída.

Onde limpar o nome sujo?

Após ter seu nome inserido no cadastro do SPC como devedor; é preciso limpá-lo.
Onde limpar o nome no SPC e Serasa é variável. A primeira forma é entrando em contato diretamente com o estabelecimento em que a dívida foi criada. Ou de forma física ou através do departamento de crédito e negociação dos débitos do local.

É raro encontrar uma empresa ou financeira que não possua um sistema de telemarketing que possibilite a negociação da dívida através do telefone.

Passado algum tempo da ocorrência da dívida ela pode vir a ser repassada a uma empresa terceirizada – situação comum após dois anos de débito contínuo – e a partir daí a negociação ou renegociação passa a ser somente possível através do contato direto com a empresa de cobrança.

Para saber onde limpar o nome neste caso; entre em contato – igualmente – com o estabelecimento onde foi realizado o débito para que o mesmo redirecione ou passe o contato do local onde a dívida foi repassada.

Em caso de desacordo com a dívida lançada em cadastro e passível de ação judicial, para resolver de forma oficial e onde limpar o nome; é possível através de um advogado, em um tribunal de pequenas causas ou de conciliação.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>