Como solicitar um CPF pela internet

A partir do ano de 2012 o CPF pode ser solicitado pela internet. Até então, o serviço era solicitado apenas nos bancos públicos – notadamente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Hoje, todo brasileiro maior de 16 anos e que tenha o título de elitor, pode fazer uma inscrição gratuita no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet.

Os bancos públicos continuarão oferecendo o serviço, e a taxa é de R$ 5.70.

A inscrição no CPF possibilita fazer as declarações anuais do Imposto de Renda, permite abrir crediários, renovar passaporte, pedir empréstimos, efetuar qualquer tipo de contrato bancário, retirar prêmios de loterias ou participar de concurso público.

Passos para  tirar o CPF pela internet

[su_list icon=”icon: arrow-right” icon_color=”#2f467f”]

  • Na página da Receita Federal, cujo link é http://www.receita.fazenda.gov.br/, pode-se clicar em “CPF” e, em seguida, em “Inscrição CPF Internet. IMAGEM
  • Preenche-se os dados da ficha, que incluem data de nascimento, sexo, naturalidade, nome da mãe e endereço e número de telefones para contato. O formulário pede o número do título de eleitor. IMAGEM.
  • Clica-se em “Enviar”. Caso a inscrição tenha sido feita com sucesso, o número de inscrição no CPF e o comprovante são gerados, recomenda-se anotar o número de inscrição e imprimir o comprovante.
    Uma vez que a Receita Federal não emite mais o cartão de plástico, o comprovante e o número de inscrição já podem ser usados. Caso ocorra algum problema nos dados enviados, o cidadão será orientado a se dirigir a uma unidade conveniada (BB, Caixa Econômica e Correios.

[/su_list]
No caso dos menores de 16 anos e dependentes, o CPF também pode ser tirado gratuitamente, mas deve ser feito apenas nas entidades conveniadas. Estas entidades inserem o número do CPF na carteira de identidade ou emitem Comprovante de Inscrição no CPF.

Este Comprovante é preenchido com a data de nascimento e número do CPF do cidadão e, desde que acompanhado de um documento válido de identificação, pode ser usado para comporvar a inscrição no CPF.

A regra diz que qualquer pessoa pode solicitar a inscrição do CPF, sendo que não há idade mínimo para a inscrição – recém-nascidos podem ser inscritos, assim como estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior. Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez. De acordo com a Receita Federal o número de CPF é único e definitivo.

Fora a internet o CPF também pode ser solicitado pessoalmente. Para isso o consumidor deve ir a uma agencia do Banco do Brasil, da Caixa Economica Federal ou dos Correios e fazer a solicitação, para a qual é praticada uma taxa de R$ 5,70.

Deve-se levar o documento de identidade original e o título de eleitor – ou seu protocolo. O título de eleitor é dispensável para menores e 16 e maiores de 70 anos.

Caso o CPF seja solicitado para uma criança que ainda não tem documento oficial de identidade, como recém-nascidos, por exemplo, deve-se levar a certidão de nascimento.

1 Resposta

  1. ana paula oliveira da silva 9 de dezembro de 2014

Deixe um Comentário