Conheça o Sistema Confie da Serasa

O serviço Confie, da Serasa Experian, é um sistema que monitora a situação e as informações fiscais de empresas e pessoas físicas (em geral de produtores rurais, apesar de isso não ser regra para o sistema), nos órgãos fiscais, como Receita Federal, Secretarias de Fazenda Estaduais – Sintegra – e Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa.

Este sistema permite realizar consultas on line em tempo real aos órgãos fiscais oficiais, garantindo a informação fiscal mais atualizada, servindo inclusive para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica – Nf-e.

Também informa as alterações de informações fiscais que forem registradas na base de dados da Serasa Experian quanto aos documentos monitorados.

Disponibiliza a informação de código IBGE e Optante pelo Simples Nacional. Caso as forntes oficiais estejam indisponíveis para consulta, o Confie coloca a disposição da empresa um processo de contingência, que permite que as informações solicitadas sejam disponibilizadas direto da base de dados da Serasa.

Para quem precisa realizar muitas consultas ou está começando agora no mercado, o Confie é um sistema interessante por dispensar a empresa de investimentos em infraestrutura tecnológica para se obter informações necessárias para emissão segura de NF-e.

O Confie também reduz o impacto operacional de confirmação fiscal para NF-e pela utilização de opções de acesso que confirmam todas as informações oficiais, permitindo consultas em lotes de documentos e automatizando as consultas com uma integração entre o sistema operacional da empresa contratante  e o sistema da Serasa Experian.

O Confie trabalha com  três tipos de consultas: o a consulta onl line, a consulta na base da Serasa, e se as consultas online estiverem indisponíveis, o sistema retorna as informações a partir da base da Serasa.

As informações constantes no Confie não são exclusivas para emissão e confirmação de NF-e, podendo ser utilizadas também para obrigações de Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e SPED Fiscal – e para Conhecimento de Transporte Eletrônico – CT-e – pois disponibiliza as informações fiscas de pessoa jurídica necessárias a esses processos também.

O sistema processa até bem mais que 5 mil documentos enviados para análise, sendo que até o limite de 5 mil documentos – enviados para consulta em lote via upload de arquivos na página do Confie – o prazo máximo para a devolução do processamento dos documentos é de 72 horas.

Quando se cadastra um documento no sistema para monitoração também pode ser adastrado um grupo de e-mails, e qualquer alteração identificada nos documentos monitorados gera um aviso eletrônico enviado ao gupo de e-mails cadastrados. As informações atualizadas são acessadas depois por download.

Para automatizar as consultas pelo Confie, o sistema disponibiliza meios de acessos integrados ao sistema da empresa contratante, e para qualquer tipo de desenvolvimento a Serasa conta com uma equipe de suporte a implantação, que orienta a empresa nesse processo de comunicação entre o seu sistema e o sistema da Serasa Experian.

Para quem já é cliente da Serasa o Confie já está liberado em contrato unificado, e para receber mais informações ou para contratar este sistema, o canal de comunicação é o telefone (11) 3003-7372.

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *