Dicas para não ficar com nome sujo no final de ano

Final de ano sempre é uma época de promoções, liquidações e qualquer tipo de ação que os lojistas fazem para conseguir vender mais. Recentemente houve a Black Friday, com descontos muito interessantes para quem deseja realizar as compras de fim de ano.

A grande tentação neste período são as compras por impulso, o que pode levar ao superendividamento. O ideal, nesta época, é planejar os gastos para não fazer dívidas sem necessidade.

Além disso o consumidor também precisa ter cuidado para não se tornar vítima de fraudes, como por exemplo, não receber um produto pelo qual pagou, entre outros tipos de fraudes financeiras ou com cartões de crédito.

Por isso, é sempre bom fazer compras em lojas já bem conhecidas no mercado, ou pesquisar a idoneidade da loja em que se pretende comprar. Segue abaixo um texto retirado do site da Serasa Experian com dez dicas para não ficar com nome sujo no final de ano.

1) Antes de ir as compras, veja o quanto pode gastar. Faça um levantamento das dívidas fixas e as contas já assumidas ou previstas que possuir.

2) Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família.

3) Faça uma lista dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista, sem cair em tentação.

4) Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, para saber se está mesmo fazendo um bom negócio.

5) Evite cair em golpes. Se for comprar um produto para receber depois, verifique se a loja física ou virtual escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido com o recebimento de uma mercadoria inferior no lugar da que foi comprada, ou pior, ficar sem o produto.

O consumidor pode fazer uma consulta para saber a situação financeira de qualquer empresa do Brasil pelo portal www.serasaconsumidor.com.br, onde é possível saber sobre a existência legal da empresa e se ela não está a beira da falência.

6) Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois os preços podem variar muito, sendo que algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um valor mais baixo.

7) Fique atento aos preços dos produtos importados. Com a alta do dólar eles podem ficar bem mais caros.
8) Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda, o fim de ano está próximo e, neste período os gastos aumentam ainda mais.

9) Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc..

10) Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não se está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele. Além disso o pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar esse meio de consumo.

Fonte: www.serasaconsumidor.com.br

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • Carlos Emanuel
    • 5 de novembro de 2016

    Eu gostaria de saber se o Banco ITAUCARD S/A vai participar do próximo Feirão Limpa nome Belém 2016, pois eu quero quitar o meu débito total com o Banco?

    • jose Carlos rodrigues de oliveira
    • 10 de novembro de 2017

    quero limpar meu nome

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…