Dicas para regularizar dívidas no fim de ano!

É muito comum, a partir do mês de setembro, mas em geral no começo do segundo semestre, que os consumidores comecem a buscar meios de regularizar suas dívidas em atraso a fim de ter acesso ao crédito em tempo de aproveitar as promoções do mês de dezembro. Falta 1 mê para o Natal e muitas pessoas começam a buscar seus credores a fim de renegociar seus débitos.

A intençao desses consumidores: regularizar as contas que geraram negativação para ter acesso facilitado ao crédito para aproveitar as compras de Natal e Ano Novo.

Para ajudar este consumidor em especial, a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, reuniu algumas dicas para contribuir com aqueles que desejam regularizar suas dívidas até o fim do ano.

Identifique contas em atraso
A primeira dica é identificar a conta em atraso, isto é, o nome da empresa credora, o valor da dívida pendente e há quanto tempo este débito existe. Este procedimento pode ser feito gratuitamente no Portal do Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços através do link www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-de-debito.

A consulta é gratuita, e online e identifica dívidas existentes no CPF consultado. Identificada a dívida, o consumidor terá as informações necessárias como nome e endereço do credor para tentar uma renegociaçãp. Neste mesmo link o consumidor pode verificar se é possível renegociar a dívida por meio da campanha “Acerto de Contas”. Caso a empresa seja participante da campanha, o consumidor verá um campo para tentar a renegociação virtualmente.

Caso não seja possível a renegociação online, recomenda-se que o consumidor entre em contato com a empresa credora, até mesmo pessoalmente se preferir. Não é preciso contratar ninguém para limpar seu nome. Na verdade, deve-se desconfiar de uma pessoa que oferece essa possibilidade, pois pode se tratar de golpe. Quem tem dívida vencida deve procurar o credor para regularizar a situação.

Enfrente a situação de frente
Outra dica importante é deixar de lado a vergonha e enfrentar a situação de frente. Não há motivo de se ter vergonha por estar com alguma dívida em atraso, especialmente quando o consumidor está decidido a regularizar esta pendência.

Quando alguém está decidido a resolver este tipo de problema, o melhor a fazer é ir de cabeça erguida e tentar chegar a um acordo que seja bom para o  seu bolso.

Ter um valor de entrada ajuda muito em uma negociação, pois o credor quer receber o valor pendente, e a entrada é uma demonstração de garantia que, ao parcelar o restante da dívida, o devedor está disposto a pagar.

No entanto, deve-se organizar o orçamento pessoal – ou familiar – com antecedência, e avaliar qual percentual deste orçamento pode ser reservado como uma entrada para a renegociação. É importante, neste momento, avaliar como estão suas finanças, identificando qual a sua capacidade para arcar com o parcelamento de uma dívida que vai permanecer depois do pagamento da entrada.

Concluida a renegociação, é importante ter condições de cumprir com o acordo e pagar todas as parcelas sem atrasos. Após o pagamento da entrada de uma renegociação, a empresa credora tem até cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito.

 Sobre a Boa Vista Serviços – SCPC

A Boa Vista Serviços é uma empresa que oferece soluções para tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios a serviço de empresas e consumidores. Seu banco de dados contém mais de 350 milhõe de informaçõe comerciais sobre consumidores e empresas, registrando mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

A Boa Vista Serviços coloca a disposição do consumidor brasileiro, serviços que o ajudam a cuidar bem do seu nome, prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. Oferece ao consumidor uma consulta gratuita pela internet quanto a seus débitos ou pendências financeiras.

Também atua no ramo de segurança eletrônica de transações e identificação e provê serviços de certificação digital. Por meio de escritórios regionais, a Boa Vista Serviços marca presença em todo o Brasil, com mais de 2,2 mil entidades de classe.

É uma empresa inovadora e controlada por brasileiros. A Boa Vista Serviços opera o Cadastro Positivo e investe constantemente em tecnologia de ponta para atender as necessidades de seus clientes e consumidores em todo o território nacional.

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *