Evitando a Inadimplência – Dicas Serasa

Guia completo para evitar a inadimplência, nunca mais fique com o nome sujo no Serasa, SPC e SCPC!

Em dezembro de 2012 o Guia para evitar Inadimplência, publicado pela Serasa Experian  estava em sua segunda edição. De acordo com o Guia:

            “A Serasa Experian, há muito tempo, está empenhada na educação financeira do brasileiro, porque não basta a economia com crédito em expansão, se o consumidor fica inadimplente, perde sua qualidade de vida, não constrói patrimônio e ainda divide prejuízos, na forma de juros mais altos resultantes da inadimplência. O crédito é uma via de mão dupla, concedente e tomador de recursos devem estar alinhados, cada um dentro de seus objetivos, para o êxito comum.”

É importante notar que a falta de uma educação financeira causa problemas sérios que devem ser gerenciados de uma forma ampla. Descuidos financeiros conduzem a uma vida de desequilíbrio econômico, de oscilações econômicas, o que por consequência afeta diretamente a vida emocional das pessoas.

Vale lembrar que existem estudos comprovando que, 50% dos casais no Brasil e na Europa, separam por divergir quanto ao dinheiro. Além de numerosos casos de aposentados que, quando passam a depender apenas da aposentadoria do governo, costumam depender dos filhos, o que gera os seus problemas de convivência.

Dentre as várias informações do Guia para não sujar seu nome no Serasa, as mais importantes são as que seguem abaixo:

1) Ganhar dinheiro – Ter nível superior não garante mais um futuro tranquilo, como no tempo dos nossos pais. Por isso, é de fundamental importância aprender a ganhar dinheiro. Vale lembrar também que a expectativa de vida aumentou.

É bem provável que a próxima geração ultrapasse os 100 anos, vivendo mais do que as gerações anteriores – incluindo a atual. Para isso, se faz necessário guardar mais dinheiro, para poder viver durante mais tempo sem depender dos filhos nem do governo. Todos precisam se preparar para enfrentar situações imprevistas.

2) Poupar dinheiro – Todos sabem que é necessário ter uma reserva financeira, o problema é que pouca gente considera que poupar é prazeroso e leva a uma vida mais equilibrada. Diante de um imprevisto – mas de um imprevisto mesmo, ok? – você sempre tem onde recorrer sem se endividar.

3) Como gastar dinheiro – Exige bom senso e experiência para discernir o que é melhor no presente, o que é importante. Saber gastar dinheiro não é fácil.

4) Saber doar – O Guia também reforça a necessidade de ensinar a responsabilidade social na forma de ganhar e gastar dinheiro.

Para os interessados, o Guia pode ser consultado no seguinte endereço: http://www.serasaexperian.com.br/guia/index.htm

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *