Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC (301)

Nome sujo na praça é sinônimo de dor de cabeça e muitas vezes constrangimento. Saiba aqui como limpar nome sujo na Serasa e SPC e reabilitar seu crédito.

Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC

Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC

A Serasa e o SPC são instituições usadas para orientarem todo tipo de empresa, desde bancos até lojistas, se devem ou não conceder crédito ou empréstimo a uma determinada pessoa ou empresa.

A diferença entre elas é que a Serasa é mantida por instituições financeiras (bancos) e o SPC por associações comerciais (lojistas) e prestadoras de serviço.

Geralmente o devedor é cadastrado em ambas as instituições.

Situações em que seu nome fica sujo na Serasa e SPC

Listamos abaixo os principais motivos que podem deixar seu nome sujo no SPC e Serasa.

1.  Emissão de cheque sem fundos devolvido duas vezes ao banco. Esta é uma situação comum que deixa seu nome sujo na Serasa SPC.

2.  Dívida não paga proveniente de um empréstimo e a pessoa ou instituição que lhe emprestou o dinheiro efetua o protesto em cartório;

3.  Dívida não paga referente à compra de algum produto e a loja que lhe vendeu este produto efetua o protesto em cartório;

4.  Ser réu em uma ação de execução de dívida;

5.  Ser réu em uma ação de busca e apreensão de bens;

6.  Ser dono ou sócio de uma empresa e for pedida a falência dela;

7.  Possuir dívida no banco referente a algum tipo de taxa não paga;

8.  Possuir dívida em algum órgão federal referente ao pagamento de impostos, taxas ou contribuições federais.

Como identificar nome sujo no SPC e Serasa?

Bom, seria prudente antes de qualquer ação confirmar se seu nome realmente está sujo na praça, ou seja, se está registrado na Serasa ou SPC.

Vale lembrar, que para a Serasa e o SPC incluírem seu nome em seus bancos de dados, elas são obrigadas a notificá-lo antes, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,  parágrafo 3.

Essa notificação é efetuada através de uma carta registrada, informando ao possível devedor, que o mesmo tem uma dívida e possui um prazo de 10 dias para quitá-la, do contrário, seu nome estará sujo e será incluso no cadastro de devedores.


Se por algum motivo você não recebeu esta notificação, ou não tomou nenhuma ação após recebê-la, é necessário confirmar se o seu nome está sujo na Serasa ou SPC como inadimplente.

Existem empresas que prestam este tipo de serviço, te poupando dores de cabeça e, principalmente, valorizando seu precioso tempo a um custo relativamente baixo. Estas empresas fornecem uma Consulta SPC e Consulta Serasa CPF completa da sua situação cadastral, em questão de minutos, num formato padrão, pois geralmente são fornecidas diretamente do banco de dados da Serasa e SPC.

Porém, se você estiver com tempo, poderá fazer isso sozinho e sem nenhum custo, pois tanto a Serasa quanto o SPC, são obrigados por lei, a fornecerem gratuitamente informações sobre seus dados cadastrais.

Para efetuar a consulta CPF Serasa Gratis, o interessado deve comparecer pessoalmente a qualquer um dos postos de atendimento da Serasa , munido de RG ou Carteira Profissional e seguir as orientações e procedimentos formais desta instituição.

Como limpar nome sujo no SPC e Serasa?

Agora que você já confirmou que está com o nome sujo é hora de limpar nome sujo no SPC e Serasa!

Para limpar nome sujo definitivamente e retirá-lo do SPC e Serasa, uma das quatro possibilidades abaixo precisa acontecer para limpar seu nome:

1. Pagamento da dívida

Após o pagamento da dívida junto ao credor, seu nome poderá ficar limpo e ser retirado destes cadastrados, sob pena da Serasa ou SPC sofrer processo por danos morais,  conforme Código de Defesa do Consumidor,  artigo 6.

Para tanto, o ex-devedor deverá administrativamente requerer que seu nome seja retirado dos registros da Serasa e SPC.

2. Expiração do prazo de 5 anos

Pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 43,  parágrafo 5, seu nome não poderá ficar mais do que 5 anos registrado nestes cadastros.

3. Prescrição do título que originou a dívida

Aqui, o título se refere ao cheque, uma nota promissória, duplicatas, ou ainda, letra de câmbio. Para estes tipos de títulos a prescrição é de 3 anos, ou seja, alguém que esteja com o nome sujo por causa de um cheque sem fundo, pode ter seu nome limpo e removido dos registros da Serasa ou SPC  passados 3 anos.

Porém,  neste caso a remoção não é automática e nem tão simples, a remoção só será possível através de uma ação judicial.

4. Ação judicial

Existem casos em que a dívida é passível de ser questionada. A pessoa prejudicada poderá propor uma ação judicial e requerer uma liminar solicitando a remoção do seu nome dos cadastros da Serasa e SPC.

A remoção do seu nome poderá acontecer, porém, a partir da liminar segue-se o percurso normal para esta ação judicial ser julgada, o que poderá levar anos até ser concluída.


Para maiores informações sobre limpar seu nome, faça o download abaixo da nossa apostila e veja um passo a passo para limpar seu nome da forma correta. O Download é gratuito!!!!

[viral-download file1=”http://www.consultacpfonline.com.br/wp-content/uploads/2013/04/consulta-cpf-online-limpe-seu-nome.pdf” name1=”FAÇA O DOWNLOAD AQUI!” url=”http://www.consultacpfonline.com.br/limpar-nome-sujo-serasa-spc/” message=”Ebook GRÁTIS – Limpe Seu Nome  – Compartilhe antes para iniciar o download.  Compartilhe aqui.” tweet=”Compartilhe no Twitter” thankyou=”Obrigado por compartilhar! Boa leitura…”/]
facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailfacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Comentários

  1. Jefferson diz

    Ola tenho algumas pendencias em meu nome gostaria de saber se seria possível estar fazendo um acordo diretamente com o spc para pagar todas de uma só vez??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>