Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC (301)

Nome sujo na praça é sinônimo de dor de cabeça e muitas vezes constrangimento. Saiba aqui como limpar nome sujo na Serasa e SPC e reabilitar seu crédito.

Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC
Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC

A Serasa e o SPC são instituições usadas para orientarem todo tipo de empresa, desde bancos até lojistas, se devem ou não conceder crédito ou empréstimo a uma determinada pessoa ou empresa.

A diferença entre elas é que a Serasa é mantida por instituições financeiras (bancos) e o SPC por associações comerciais (lojistas) e prestadoras de serviço.

Geralmente o devedor é cadastrado em ambas as instituições.

Situações em que seu nome fica sujo na Serasa e SPC

Listamos abaixo os principais motivos que podem deixar seu nome sujo no SPC e Serasa.

1.  Emissão de cheque sem fundos devolvido duas vezes ao banco. Esta é uma situação comum que deixa seu nome sujo na Serasa SPC.

2.  Dívida não paga proveniente de um empréstimo e a pessoa ou instituição que lhe emprestou o dinheiro efetua o protesto em cartório;

3.  Dívida não paga referente à compra de algum produto e a loja que lhe vendeu este produto efetua o protesto em cartório;

4.  Ser réu em uma ação de execução de dívida;

5.  Ser réu em uma ação de busca e apreensão de bens;

6.  Ser dono ou sócio de uma empresa e for pedida a falência dela;

7.  Possuir dívida no banco referente a algum tipo de taxa não paga;

8.  Possuir dívida em algum órgão federal referente ao pagamento de impostos, taxas ou contribuições federais.

Como identificar nome sujo no SPC e Serasa?

Bom, seria prudente antes de qualquer ação confirmar se seu nome realmente está sujo na praça, ou seja, se está registrado na Serasa ou SPC.

Vale lembrar, que para a Serasa e o SPC incluírem seu nome em seus bancos de dados, elas são obrigadas a notificá-lo antes, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,  parágrafo 3.

Essa notificação é efetuada através de uma carta registrada, informando ao possível devedor, que o mesmo tem uma dívida e possui um prazo de 10 dias para quitá-la, do contrário, seu nome estará sujo e será incluso no cadastro de devedores.


Se por algum motivo você não recebeu esta notificação, ou não tomou nenhuma ação após recebê-la, é necessário confirmar se o seu nome está sujo na Serasa ou SPC como inadimplente.

Existem empresas que prestam este tipo de serviço, te poupando dores de cabeça e, principalmente, valorizando seu precioso tempo a um custo relativamente baixo. Estas empresas fornecem uma Consulta SPC e Consulta Serasa CPF completa da sua situação cadastral, em questão de minutos, num formato padrão, pois geralmente são fornecidas diretamente do banco de dados da Serasa e SPC.

Porém, se você estiver com tempo, poderá fazer isso sozinho e sem nenhum custo, pois tanto a Serasa quanto o SPC, são obrigados por lei, a fornecerem gratuitamente informações sobre seus dados cadastrais.

Para efetuar a consulta CPF Serasa Gratis, o interessado deve comparecer pessoalmente a qualquer um dos postos de atendimento da Serasa , munido de RG ou Carteira Profissional e seguir as orientações e procedimentos formais desta instituição.

Como limpar nome sujo no SPC e Serasa?

Agora que você já confirmou que está com o nome sujo é hora de limpar nome sujo no SPC e Serasa!

Para limpar nome sujo definitivamente e retirá-lo do SPC e Serasa, uma das quatro possibilidades abaixo precisa acontecer para limpar seu nome:

1. Pagamento da dívida

Após o pagamento da dívida junto ao credor, seu nome poderá ficar limpo e ser retirado destes cadastrados, sob pena da Serasa ou SPC sofrer processo por danos morais,  conforme Código de Defesa do Consumidor,  artigo 6.

Para tanto, o ex-devedor deverá administrativamente requerer que seu nome seja retirado dos registros da Serasa e SPC.

2. Expiração do prazo de 5 anos

Pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 43,  parágrafo 5, seu nome não poderá ficar mais do que 5 anos registrado nestes cadastros.

3. Prescrição do título que originou a dívida

Aqui, o título se refere ao cheque, uma nota promissória, duplicatas, ou ainda, letra de câmbio. Para estes tipos de títulos a prescrição é de 3 anos, ou seja, alguém que esteja com o nome sujo por causa de um cheque sem fundo, pode ter seu nome limpo e removido dos registros da Serasa ou SPC  passados 3 anos.

Porém,  neste caso a remoção não é automática e nem tão simples, a remoção só será possível através de uma ação judicial.

4. Ação judicial

Existem casos em que a dívida é passível de ser questionada. A pessoa prejudicada poderá propor uma ação judicial e requerer uma liminar solicitando a remoção do seu nome dos cadastros da Serasa e SPC.

A remoção do seu nome poderá acontecer, porém, a partir da liminar segue-se o percurso normal para esta ação judicial ser julgada, o que poderá levar anos até ser concluída.


Para maiores informações sobre limpar seu nome, faça o download abaixo da nossa apostila e veja um passo a passo para limpar seu nome da forma correta. O Download é gratuito!!!!

[viral-download file1=”http://www.consultacpfonline.com.br/wp-content/uploads/2013/04/consulta-cpf-online-limpe-seu-nome.pdf” name1=”FAÇA O DOWNLOAD AQUI!” url=”http://www.consultacpfonline.com.br/limpar-nome-sujo-serasa-spc/” message=”Ebook GRÁTIS – Limpe Seu Nome  – Compartilhe antes para iniciar o download.  Compartilhe aqui.” tweet=”Compartilhe no Twitter” thankyou=”Obrigado por compartilhar! Boa leitura…”/]

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Leave a Comment

    • michele
    • 20 de março de 2012
    Responder

    ja tentei limpar meu nome pelo banco santander eles vendeu a divida para uma empresa chamada atlantica fiz acordo com ela parcelei em 4x minha divida conseguir pagar 3parcelas por motivos pessoais ficou a ultima parcela eles pegaram o valor da divida antiga e duplicaram o valor como se eu nao tivesse pagado nada essa empresa e uma ladra eles me alegaram que eu quebrei o contrato por isso minha divida aumentou ai eu deixei pra la.

  1. QUERO LIMPAR MEU NOME NO Bradesco

    • Aliane da cunha e cunha
    • 19 de abril de 2012
    Responder

    como eu faço prara limpar meu nome do spc serasa

    • Rafa
    • 23 de abril de 2012
    Responder

    Vou seguir as recomendaçoes desse site e limpar meu nome…

  2. Responder

    gostaria de limpar meu nome aos pernambucanas vivo e claro etc

      • CLAUDIO SELVA RIBEIRO
      • 19 de dezembro de 2012
      Responder

      mande um extrato ou fotocopias dos seus documentos e trataremos disso tudo por um valor simbolico e eu 30 dias estará limpo.

        • Alex
        • 7 de março de 2013
        Responder

        olá vc retira o nome do spc serasa? qual o valor?

    • Elson Moura
    • 11 de maio de 2012
    Responder

    Descobri que meu nome está sujo na praça, devido a uma dívida que não reconheço. Não sei nem de quem se trata, nem como contactar essa pessoa. Como faço pra regularizar essa situação? Como consigo os dados do meu credor?

    • Daniela Santos
    • 18 de maio de 2012
    Responder

    Gostaria de saber, se sou obrigada a pagar os juros que a loja me cobra..
    Pois tenho uma divida e gostaria de pagar, mas estão cobrnado muitoss juros em cima do valor.

    Obrigado,

    Att.Daniela Santos

    • Thaís Moreira
    • 21 de maio de 2012
    Responder

    Bom, meu pai e meu irmão tem o mesmo nome, porém o meu irmão tem Júnior no final, e acontece que meu irmão comprou em um lugar que o cadastro estava no nome do meu pai, mas meu pai nunca autorizou essa compra e muito muito tempo não compra a prazo, acontece que meu irmão não pagou a conta e o nome do meu pai foi para SPC e SERASA. Só descubrimos pq fomos comprar um produto e a moça informou que o nome dele estava sujo. Porém fomos atrás saber e vimos que tiha acontecido isso. E que não era a 1 vez. Ai entrei com uma ação, mas o advogado de defesa alega que meu irmão pagou a conta e que a loja deu a carta de anuência pra ele….que não é mais responsabilidade da loja e sim de quem pagou levar a carta até o cartório para limpar o nome do meu pai? Minha dúvida é???? É responsabilidade de quem, do meu irmão que assinou a carta de anuência e não deu baixa ou da loja que recebeu e não baixou o nome dele no SPC/SERASA???

    • Juan
    • 6 de junho de 2012
    Responder

    Olá, em março de 2009 e em maio de 2012 tive a infelicidade de emprestar uma folha de cheque a um amigo para servir de garantia em uma compra em Minas Gerais. Esse cara que era meu amigo desapareceu, e os cheques junto a ele desapareceram. Minha agencia era uma do Real e uma do Itau em Poços de Caldas – MG.

    A minha pergunta é, como fazer para me limpar desses dois cheques ? Hoje moro na Bahia, ha 1800km da cidade onde os cheques foram emitidos e assinados.

    Grato,

  3. Pingback: Limpe seu nome sem pagar a dívida / conta (é golpe)

    • naty
    • 22 de junho de 2012
    Responder

    oi.boa.noite.como.faço.pra.limpar.meu.nome?..estou.devendo.cheques..b;brasil.itaú.
    gol,linhas.aéreas..e.uma.loja.q.comprei.uma.tv.em.pernambuco.mas.agora.moro.no.Rio.oq.eu.faço?..obrigada

    • vanusa silva
    • 26 de junho de 2012
    Responder

    Ola bom dia.
    gostaria de saber como faço pra limpar meu nome pois a 2 anos entrei em uma inrascada eu comprei algo para uma pessoa e ela nao pagou e hoje estou sendo prejudicada por isso pois preciso do meu nome para trabalhar pois tenho 4 criança para criar eu pretendo pagar a divida mas pra isso quero poder trab. a divida passa de 5 mil. o q faço nos ajude obrigada.
    aguardo resposta..

    • michele
    • 14 de agosto de 2012
    Responder

    quero limpar meu nome no spc e serasa

      • cicero antas da silva
      • 28 de agosto de 2012
      Responder

      quero limpar meu nome do serasa

    • valdeci nascimento fernandes
    • 27 de agosto de 2012
    Responder

    Eu quero saber quanto eu estou devendo a serasa? E se o meu nome esta sujo na serasa?

    • MARCIO LUIZ FERREIRA
    • 6 de outubro de 2012
    Responder

    GOSTARIA DE EXTERNAR QUE QUERO MUITO LIMPAR MEU NOME DA MANEIRA CORRETA, FUI A UMA UNIDADE DA CDL E VERIFIQUEI QUE NÃO É MUITO DIFÍCIL O QUANTO EU IMAGINAVA, LIMPAR MEU NOME, PRESCISO FAZER MINHA MICROEMPRESA GIRAR MAS ESTOU COM O NOME SUJO, E ISSO ME PREJUDICA BASTANTE, QUERO ORIENTAÇÕES DA NOBRE INSTITUIÇÃO, E DEMAIS AMIGOS, SOBRE POR ONDE COMEÇAR…

    • pamela reis leitao
    • 31 de outubro de 2012
    Responder

    quero limpa meu nome como eu faco isso

    • ALOISA SONI DE SOUSA
    • 31 de outubro de 2012
    Responder

    Ja tentei de limpar o meu nome varias vezes, mas são muitas as pendencias e toda tentativa acaba ficando desastrosa. E pensar que sujei o meu nome por causa dos outros e hoje me vejo dependendo das pessoas para comprar as minhas coisa.

    • pamela reis leitao
    • 31 de outubro de 2012
    Responder

    quero limpa meu nome como eu resolvo

    • thayna
    • 1 de novembro de 2012
    Responder

    olá você estou aqui pra dizer o quanto estou entristecida por meu nome esta sujo.
    estou devendo para o Bradesco. 1.054,89 esta divida é desde 27/11/2007 portanto sei que estar pra vencer,(5 anos ) agora gostaria de saber como faço pra o serasa tirar o meu nome do cadastro de devedores.

    • ARIELA DIAS
    • 20 de novembro de 2012
    Responder

    Ola, Fiz uma consulta do meu CPF, e devido o tempo de não ter pago a dívida, ela caducou e hoje já não consta nos registros do SPC-SERASA. Porém fui tentar fazer uma compra e nao fui aprovada. Gostaria de saber o motivo e como resolver isso. Pois pretendo pagar oq devo, pra ter meu nome limpo de verdade. Obrigado!!

    • Marcelo
    • 3 de dezembro de 2012
    Responder

    estou com o mesmo problema do Sr. Elson, Descobri que meu nome está sujo na praça, devido a uma dívida que não reconheço. Não sei nem de quem se trata, nem como contactar essa pessoa. Como faço pra regularizar essa situação? Como consigo os dados do meu credor?

    • Rodrigo neves
    • 3 de dezembro de 2012
    Responder

    Eu quero limpar meu no serasa por falta de incopetencia da loja caedu eu já paguei as parcelas e eles colocaram meu nome no serasa sem menos em entrar em contato comigo o que eu posso fazer agora com a loja eu já pedir p eles tirar meu nome do serasa mais eles não querem o q fazer ?

  4. Pingback: Consulta CPF Grátis no Serasa - Guia Serasa SPC

    • maria nide silva de castro
    • 12 de fevereiro de 2013
    Responder

    quero limpar meu nome no bradesco

    • denilton bispo santos
    • 19 de fevereiro de 2013
    Responder

    queria saber se tem como parcelar a divida.quero limpar meu nome,mas nõ tenho condições de pagar avista.guardo resposta.

    • João Luiz
    • 26 de fevereiro de 2013
    Responder

    Estou tentando limpar meu nome com o Banco do Brasil, consta no SPC e SERASA, a dívida é de 692,33, mas o banco passou para outra empresa que está me cobrando mais de R$ 8.000,00..um absurdo!!! Como faço para resolver????

    • Douglas da Silva
    • 8 de março de 2013
    Responder

    Olá, meu nome está sujo, porém tento quitar a dívida mas a empresa que devo fechou e não consigo contato com o mesmo.
    O que faço?

    • Jose Raimundo Alves
    • 20 de abril de 2013
    Responder

    Ola.
    Quero limpar meu nome e tenho pressa, um cheque sem fundo de 2011 ja pago, foi o motivo. Como fazer para resolver este impasse? Aguardo resposta.

      • Edilene
      • 27 de junho de 2013
      Responder

      Olá Sr José, vc sabe com quem se encontra esse cheque? Foi para protesto?
      Tente verificar se vc tem contato com quem vc transmitiu o cheque, caso ele tenha protestado, o que acredito que aconteceu, verifique no cartório de protestos e títulos de sua cidade, eles irão lhe informar, pois pode ser que tenha taxas do cartório que não foram pagas.

    • NIDO ALEXANDRE DA SILVA
    • 26 de maio de 2013
    Responder

    OLÁ TENHO MEU NOME NO SERASA E NO SPC, ALGUNS JÁ TEM MAIS DE CINCO ANOS E NÃO CONSIGO PAGAR A DÍVIDA O QUE EU FAÇO.

    • poliana sousa
    • 29 de maio de 2013
    Responder

    quero limpar meu nome mas nem sei por onder começar tem uns cinco anos e meio que comprei um telefone que me deu um prejuizo danado foram dois na epoca mas fui roubada e como nao podia pagar as faturas que chegou a partir de 200.300 e poucos a fora uma de tresentos reais sem ter usado e ate hoje estou com nome sujo

    • CINTHIA MICHELE DA SILVA BARROS
    • 10 de junho de 2013
    Responder

    Boa tarde,q quero limpar meu nome , esrou devendo para hipermercado e cartão , gostrai de saber se tem algum órgão que posso comparecer para negociar todas as pendências , ou tenho que negociar um por um
    Grata
    Cinthia

    • Paula Regina
    • 17 de junho de 2013
    Responder

    gostaria de limpar meu nome no SPC e Serasa, só que eu só posso liquidar uma divida por vez como eu faço vc pode me ajudar?????

    • soliane cristina gonçalves
    • 19 de junho de 2013
    Responder

    quero limpar meu nome eu era uma consutora avon como faço para limpar?

    • Sandra
    • 3 de julho de 2013
    Responder

    Estou pagando uma dívida através de bloqueio judicial mas meu nome continua no SPC,tem com retirar essa restrição?

    • Andrea de Salles Bressanin
    • 10 de julho de 2013
    Responder

    Tenho uma divida que foi que já tem 6 anos e meu nome continua no Spc e no Serasa, Li que após 5 anos meu nome nao deveria mai constar na lista. Como faço?

    • Andrea de Salles Bressanin
    • 10 de julho de 2013
    Responder

    Bom Dia! Tenho uma divida que foi que já tem 6 anos e meu nome continua no Spc e no Serasa, Li que após 5 anos meu nome nao deveria mai constar na lista. Como faço?

      • Bruna Costa
      • 8 de agosto de 2013
      Responder

      Olá Andrea, sou advogada e lhe oriento a procurar o órgão e tentar a retirada e caso lhe seja negado ou não o façam, procure um advogado para entrar com uma ação para que o mesmo retire o seu nome do cadastro e se foste prejudicada por isso, que lhe indenize para reparar os danos. Att. Bruna Costa.

    • adriano de figueiredo de lima
    • 4 de agosto de 2013
    Responder

    Quero muito limpar meu nome.

    • roseli
    • 6 de agosto de 2013
    Responder

    quero muito saber o que estou devendo preciso limpar meu nome urgente

    • Jefferson
    • 19 de agosto de 2013
    Responder

    Ola tenho algumas pendencias em meu nome gostaria de saber se seria possível estar fazendo um acordo diretamente com o spc para pagar todas de uma só vez??

  5. Pingback: Cuidados ao limpar nome sujo - Consulta CPF Online

Monitore seu CPF através do serviço Radar Pessoal

O Radar Pessoal é um serviço de monitoramento que permite que o consumidor acompanhe as informações vinculadas ao seu CPF…

Como consultar o nome no SPC?

Para realizar uma consulta gratis SPC valem as mesmas informações referentes a uma consulta gratis Serasa.

Empresarial Gold – Consulta CNPJ da Boa Vista Serviços – SCPC

A consulta CNPJ através do Empresarial Gold pode realizar uma avaliação cadastral detalhada, já relacionando os produtos da empresa com…

Não pagar o IPTU pode deixar seu nome sujo

Não pagar o IPTU pode deixar seu nome sujo. Cidades começarão a incluir na Serasa e em cartórios de protesto,…

Aplicativo Smartphone de Consulta CPF

O aplicativo Consulta CPF para Android é uma opção muito prática para quem deseja fazer uma consulta de CPF. Seja…

Dicas para renegociar dívidas e limpar nome sujo

Não há conselho melhor para uma pessoa que está com restrição nos órgãos de proteção ao crédito do que limpar…

Dicas para não ficar com nome sujo no final de ano

Final de ano sempre é uma época de promoções, liquidações e qualquer tipo de ação que os lojistas fazem para…