Limpar Nome Sujo na Serasa e SPC (301)

Nome sujo na praça é sinônimo de dor de cabeça e muitas vezes constrangimento. Saiba aqui como limpar nome sujo na Serasa e SPC e reabilitar seu crédito.

A Serasa e o SPC são instituições usadas para orientarem todo tipo de empresa, desde bancos até lojistas, se devem ou não conceder crédito ou empréstimo a uma determinada pessoa ou empresa.

A diferença entre elas é que a Serasa é mantida por instituições financeiras (bancos) e o SPC por associações comerciais (lojistas) e prestadoras de serviço.

Geralmente o devedor é cadastrado em ambas as instituições.

Situações em que seu nome fica sujo na Serasa e SPC

Listamos abaixo os principais motivos que podem deixar seu nome sujo no SPC e Serasa.

1.  Emissão de cheque sem fundos devolvido duas vezes ao banco. Esta é uma situação comum que deixa seu nome sujo na Serasa SPC.

2.  Dívida não paga proveniente de um empréstimo e a pessoa ou instituição que lhe emprestou o dinheiro efetua o protesto em cartório;

3.  Dívida não paga referente à compra de algum produto e a loja que lhe vendeu este produto efetua o protesto em cartório;

4.  Ser réu em uma ação de execução de dívida;

5.  Ser réu em uma ação de busca e apreensão de bens;

6.  Ser dono ou sócio de uma empresa e for pedida a falência dela;

7.  Possuir dívida no banco referente a algum tipo de taxa não paga;

8.  Possuir dívida em algum órgão federal referente ao pagamento de impostos, taxas ou contribuições federais.

Como identificar nome sujo no SPC e Serasa?

Bom, seria prudente antes de qualquer ação confirmar se seu nome realmente está sujo na praça, ou seja, se está registrado na Serasa ou SPC.

Vale lembrar, que para a Serasa e o SPC incluírem seu nome em seus bancos de dados, elas são obrigadas a notificá-lo antes, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,  parágrafo 3.

Essa notificação é efetuada através de uma carta registrada, informando ao possível devedor, que o mesmo tem uma dívida e possui um prazo de 10 dias para quitá-la, do contrário, seu nome estará sujo e será incluso no cadastro de devedores.

Se por algum motivo você não recebeu esta notificação, ou não tomou nenhuma ação após recebê-la, é necessário confirmar se o seu nome está sujo na Serasa ou SPC como inadimplente.

Existem empresas que prestam este tipo de serviço, te poupando dores de cabeça e, principalmente, valorizando seu precioso tempo a um custo relativamente baixo. Estas empresas fornecem uma Consulta SPC e Consulta Serasa CPF completa da sua situação cadastral, em questão de minutos, num formato padrão, pois geralmente são fornecidas diretamente do banco de dados da Serasa e SPC.

Porém, se você estiver com tempo, poderá fazer isso sozinho e sem nenhum custo, pois tanto a Serasa quanto o SPC, são obrigados por lei, a fornecerem gratuitamente informações sobre seus dados cadastrais.

Para efetuar a consulta CPF Serasa Gratis, o interessado deve comparecer pessoalmente a qualquer um dos postos de atendimento da Serasa , munido de RG ou Carteira Profissional e seguir as orientações e procedimentos formais desta instituição.

Como limpar nome sujo no SPC e Serasa?

Agora que você já confirmou que está com o nome sujo é hora de limpar nome sujo no SPC e Serasa!

Para limpar nome sujo definitivamente e retirá-lo do SPC e Serasa, uma das quatro possibilidades abaixo precisa acontecer para limpar seu nome:

1. Pagamento da dívida

Após o pagamento da dívida junto ao credor, seu nome poderá ficar limpo e ser retirado destes cadastrados, sob pena da Serasa ou SPC sofrer processo por danos morais,  conforme Código de Defesa do Consumidor,  artigo 6.

Para tanto, o ex-devedor deverá administrativamente requerer que seu nome seja retirado dos registros da Serasa e SPC.

2. Expiração do prazo de 5 anos

Pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 43,  parágrafo 5, seu nome não poderá ficar mais do que 5 anos registrado nestes cadastros.

3. Prescrição do título que originou a dívida

Aqui, o título se refere ao cheque, uma nota promissória, duplicatas, ou ainda, letra de câmbio. Para estes tipos de títulos a prescrição é de 3 anos, ou seja, alguém que esteja com o nome sujo por causa de um cheque sem fundo, pode ter seu nome limpo e removido dos registros da Serasa ou SPC  passados 3 anos.

Porém,  neste caso a remoção não é automática e nem tão simples, a remoção só será possível através de uma ação judicial.

4. Ação judicial

Existem casos em que a dívida é passível de ser questionada. A pessoa prejudicada poderá propor uma ação judicial e requerer uma liminar solicitando a remoção do seu nome dos cadastros da Serasa e SPC.

A remoção do seu nome poderá acontecer, porém, a partir da liminar segue-se o percurso normal para esta ação judicial ser julgada, o que poderá levar anos até ser concluída.

Para maiores informações sobre limpar seu nome, faça o download abaixo da nossa apostila e veja um passo a passo para limpar seu nome da forma correta. O Download é gratuito!!!!

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • michele
    • 20 de março de 2012

    ja tentei limpar meu nome pelo banco santander eles vendeu a divida para uma empresa chamada atlantica fiz acordo com ela parcelei em 4x minha divida conseguir pagar 3parcelas por motivos pessoais ficou a ultima parcela eles pegaram o valor da divida antiga e duplicaram o valor como se eu nao tivesse pagado nada essa empresa e uma ladra eles me alegaram que eu quebrei o contrato por isso minha divida aumentou ai eu deixei pra la.

  1. QUERO LIMPAR MEU NOME NO Bradesco

    • Aliane da cunha e cunha
    • 19 de abril de 2012

    como eu faço prara limpar meu nome do spc serasa

    • Rafa
    • 23 de abril de 2012

    Vou seguir as recomendaçoes desse site e limpar meu nome…

  2. gostaria de limpar meu nome aos pernambucanas vivo e claro etc

    • Elson Moura
    • 11 de maio de 2012

    Descobri que meu nome está sujo na praça, devido a uma dívida que não reconheço. Não sei nem de quem se trata, nem como contactar essa pessoa. Como faço pra regularizar essa situação? Como consigo os dados do meu credor?

    • Daniela Santos
    • 18 de maio de 2012

    Gostaria de saber, se sou obrigada a pagar os juros que a loja me cobra..
    Pois tenho uma divida e gostaria de pagar, mas estão cobrnado muitoss juros em cima do valor.

    Obrigado,

    Att.Daniela Santos

    • Thaís Moreira
    • 21 de maio de 2012

    Bom, meu pai e meu irmão tem o mesmo nome, porém o meu irmão tem Júnior no final, e acontece que meu irmão comprou em um lugar que o cadastro estava no nome do meu pai, mas meu pai nunca autorizou essa compra e muito muito tempo não compra a prazo, acontece que meu irmão não pagou a conta e o nome do meu pai foi para SPC e SERASA. Só descubrimos pq fomos comprar um produto e a moça informou que o nome dele estava sujo. Porém fomos atrás saber e vimos que tiha acontecido isso. E que não era a 1 vez. Ai entrei com uma ação, mas o advogado de defesa alega que meu irmão pagou a conta e que a loja deu a carta de anuência pra ele….que não é mais responsabilidade da loja e sim de quem pagou levar a carta até o cartório para limpar o nome do meu pai? Minha dúvida é???? É responsabilidade de quem, do meu irmão que assinou a carta de anuência e não deu baixa ou da loja que recebeu e não baixou o nome dele no SPC/SERASA???

    • Juan
    • 6 de junho de 2012

    Olá, em março de 2009 e em maio de 2012 tive a infelicidade de emprestar uma folha de cheque a um amigo para servir de garantia em uma compra em Minas Gerais. Esse cara que era meu amigo desapareceu, e os cheques junto a ele desapareceram. Minha agencia era uma do Real e uma do Itau em Poços de Caldas – MG.

    A minha pergunta é, como fazer para me limpar desses dois cheques ? Hoje moro na Bahia, ha 1800km da cidade onde os cheques foram emitidos e assinados.

    Grato,

    • naty
    • 22 de junho de 2012

    oi.boa.noite.como.faço.pra.limpar.meu.nome?..estou.devendo.cheques..b;brasil.itaú.
    gol,linhas.aéreas..e.uma.loja.q.comprei.uma.tv.em.pernambuco.mas.agora.moro.no.Rio.oq.eu.faço?..obrigada

    • vanusa silva
    • 26 de junho de 2012

    Ola bom dia.
    gostaria de saber como faço pra limpar meu nome pois a 2 anos entrei em uma inrascada eu comprei algo para uma pessoa e ela nao pagou e hoje estou sendo prejudicada por isso pois preciso do meu nome para trabalhar pois tenho 4 criança para criar eu pretendo pagar a divida mas pra isso quero poder trab. a divida passa de 5 mil. o q faço nos ajude obrigada.
    aguardo resposta..

    • michele
    • 14 de agosto de 2012

    quero limpar meu nome no spc e serasa

    • valdeci nascimento fernandes
    • 27 de agosto de 2012

    Eu quero saber quanto eu estou devendo a serasa? E se o meu nome esta sujo na serasa?

    • cicero antas da silva
    • 28 de agosto de 2012

    quero limpar meu nome do serasa

    • MARCIO LUIZ FERREIRA
    • 6 de outubro de 2012

    GOSTARIA DE EXTERNAR QUE QUERO MUITO LIMPAR MEU NOME DA MANEIRA CORRETA, FUI A UMA UNIDADE DA CDL E VERIFIQUEI QUE NÃO É MUITO DIFÍCIL O QUANTO EU IMAGINAVA, LIMPAR MEU NOME, PRESCISO FAZER MINHA MICROEMPRESA GIRAR MAS ESTOU COM O NOME SUJO, E ISSO ME PREJUDICA BASTANTE, QUERO ORIENTAÇÕES DA NOBRE INSTITUIÇÃO, E DEMAIS AMIGOS, SOBRE POR ONDE COMEÇAR…

    • pamela reis leitao
    • 31 de outubro de 2012

    quero limpa meu nome como eu faco isso

    • ALOISA SONI DE SOUSA
    • 31 de outubro de 2012

    Ja tentei de limpar o meu nome varias vezes, mas são muitas as pendencias e toda tentativa acaba ficando desastrosa. E pensar que sujei o meu nome por causa dos outros e hoje me vejo dependendo das pessoas para comprar as minhas coisa.

    • pamela reis leitao
    • 31 de outubro de 2012

    quero limpa meu nome como eu resolvo

    • thayna
    • 1 de novembro de 2012

    olá você estou aqui pra dizer o quanto estou entristecida por meu nome esta sujo.
    estou devendo para o Bradesco. 1.054,89 esta divida é desde 27/11/2007 portanto sei que estar pra vencer,(5 anos ) agora gostaria de saber como faço pra o serasa tirar o meu nome do cadastro de devedores.

    • ARIELA DIAS
    • 20 de novembro de 2012

    Ola, Fiz uma consulta do meu CPF, e devido o tempo de não ter pago a dívida, ela caducou e hoje já não consta nos registros do SPC-SERASA. Porém fui tentar fazer uma compra e nao fui aprovada. Gostaria de saber o motivo e como resolver isso. Pois pretendo pagar oq devo, pra ter meu nome limpo de verdade. Obrigado!!

    • Marcelo
    • 3 de dezembro de 2012

    estou com o mesmo problema do Sr. Elson, Descobri que meu nome está sujo na praça, devido a uma dívida que não reconheço. Não sei nem de quem se trata, nem como contactar essa pessoa. Como faço pra regularizar essa situação? Como consigo os dados do meu credor?

    • Rodrigo neves
    • 3 de dezembro de 2012

    Eu quero limpar meu no serasa por falta de incopetencia da loja caedu eu já paguei as parcelas e eles colocaram meu nome no serasa sem menos em entrar em contato comigo o que eu posso fazer agora com a loja eu já pedir p eles tirar meu nome do serasa mais eles não querem o q fazer ?

    • CLAUDIO SELVA RIBEIRO
    • 19 de dezembro de 2012

    mande um extrato ou fotocopias dos seus documentos e trataremos disso tudo por um valor simbolico e eu 30 dias estará limpo.

    • maria nide silva de castro
    • 12 de fevereiro de 2013

    quero limpar meu nome no bradesco

    • denilton bispo santos
    • 19 de fevereiro de 2013

    queria saber se tem como parcelar a divida.quero limpar meu nome,mas nõ tenho condições de pagar avista.guardo resposta.

    • João Luiz
    • 26 de fevereiro de 2013

    Estou tentando limpar meu nome com o Banco do Brasil, consta no SPC e SERASA, a dívida é de 692,33, mas o banco passou para outra empresa que está me cobrando mais de R$ 8.000,00..um absurdo!!! Como faço para resolver????

    • Alex
    • 7 de março de 2013

    olá vc retira o nome do spc serasa? qual o valor?

    • Douglas da Silva
    • 8 de março de 2013

    Olá, meu nome está sujo, porém tento quitar a dívida mas a empresa que devo fechou e não consigo contato com o mesmo.
    O que faço?

    • Jose Raimundo Alves
    • 20 de abril de 2013

    Ola.
    Quero limpar meu nome e tenho pressa, um cheque sem fundo de 2011 ja pago, foi o motivo. Como fazer para resolver este impasse? Aguardo resposta.

    • NIDO ALEXANDRE DA SILVA
    • 26 de maio de 2013

    OLÁ TENHO MEU NOME NO SERASA E NO SPC, ALGUNS JÁ TEM MAIS DE CINCO ANOS E NÃO CONSIGO PAGAR A DÍVIDA O QUE EU FAÇO.

    • poliana sousa
    • 29 de maio de 2013

    quero limpar meu nome mas nem sei por onder começar tem uns cinco anos e meio que comprei um telefone que me deu um prejuizo danado foram dois na epoca mas fui roubada e como nao podia pagar as faturas que chegou a partir de 200.300 e poucos a fora uma de tresentos reais sem ter usado e ate hoje estou com nome sujo

    • CINTHIA MICHELE DA SILVA BARROS
    • 10 de junho de 2013

    Boa tarde,q quero limpar meu nome , esrou devendo para hipermercado e cartão , gostrai de saber se tem algum órgão que posso comparecer para negociar todas as pendências , ou tenho que negociar um por um
    Grata
    Cinthia

    • Paula Regina
    • 17 de junho de 2013

    gostaria de limpar meu nome no SPC e Serasa, só que eu só posso liquidar uma divida por vez como eu faço vc pode me ajudar?????

    • soliane cristina gonçalves
    • 19 de junho de 2013

    quero limpar meu nome eu era uma consutora avon como faço para limpar?

    • Edilene
    • 27 de junho de 2013

    Olá Sr José, vc sabe com quem se encontra esse cheque? Foi para protesto?
    Tente verificar se vc tem contato com quem vc transmitiu o cheque, caso ele tenha protestado, o que acredito que aconteceu, verifique no cartório de protestos e títulos de sua cidade, eles irão lhe informar, pois pode ser que tenha taxas do cartório que não foram pagas.

    • Sandra
    • 3 de julho de 2013

    Estou pagando uma dívida através de bloqueio judicial mas meu nome continua no SPC,tem com retirar essa restrição?

    • Andrea de Salles Bressanin
    • 10 de julho de 2013

    Tenho uma divida que foi que já tem 6 anos e meu nome continua no Spc e no Serasa, Li que após 5 anos meu nome nao deveria mai constar na lista. Como faço?

    • Andrea de Salles Bressanin
    • 10 de julho de 2013

    Bom Dia! Tenho uma divida que foi que já tem 6 anos e meu nome continua no Spc e no Serasa, Li que após 5 anos meu nome nao deveria mai constar na lista. Como faço?

    • adriano de figueiredo de lima
    • 4 de agosto de 2013

    Quero muito limpar meu nome.

    • roseli
    • 6 de agosto de 2013

    quero muito saber o que estou devendo preciso limpar meu nome urgente

    • Bruna Costa
    • 8 de agosto de 2013

    Olá Andrea, sou advogada e lhe oriento a procurar o órgão e tentar a retirada e caso lhe seja negado ou não o façam, procure um advogado para entrar com uma ação para que o mesmo retire o seu nome do cadastro e se foste prejudicada por isso, que lhe indenize para reparar os danos. Att. Bruna Costa.

    • Jefferson
    • 19 de agosto de 2013

    Ola tenho algumas pendencias em meu nome gostaria de saber se seria possível estar fazendo um acordo diretamente com o spc para pagar todas de uma só vez??

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…