O que é Serasa

A Serasa é a principal empresa de análise de crédito do Brasil e da América Latina. Um verdadeiro orgulho nacional, reconhecida e premiada no mundo! Saiba mais logo a seguir.

A Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A)  é uma empresa privada reconhecida pelo Código de Defesa do Consumidor como uma instituição de caráter público (Lei 8.078, artigo 43, parágrafo 4º).

A instituição atua através da regularização de cheques sem fundos, protestos e pendências financeiras dos cidadãos.

A Serasa possui um enorme banco de dados, onde são armazenadas informações sobre cidadãos e empresas, principalmente informações sobre dívidas, que são repassadas aos credores e fornecedores.

Esses credores e fornecedores podem ser bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito, que através das informações passadas pela Serasa tomam decisões rápidas e seguras, além de agilizar nas decisões referentes aos créditos.

Pode-se afirmar que a Serasa  é sinônimo de segurança nos negócios e excelência nas informações e nos modelos para decisão de crédito, na gestão do risco e de suporte às estratégias e ações de marketing.

Um breve histórico da Serasa

A Serasa foi criada em 1968, como uma iniciativa da Febraban, da cooperação entre bancos com o objetivo de criar uma ficha cadastral única, compartilhada por todos os bancos associados, reduzindo custos administrativos tanto para os bancos quanto para os cidadãos.

O nome da empresa na época da fundação era Serasa, um acrônimo para Serviços de Acessoria S/A e que posteriormente teve seu significado modificado para Centralização dos Serviços Bancários.

Só na década de 90 é que a Serasa passou a atuar em mercados menores, como as pequenas empresas, ajudando a proteger seus créditos.

Em 2007 a Serasa, que na época era controlada pelo Itaú, Unibanco e Bradesco, foi vendida ao grupo irlandês de análise de crédito “Experian”, que passou a controlar mais de 70% de suas ações.

Serasa Experian

A partir de 2007 a Serasa passa a ser chamada de Serasa Experian, se tornando o maior banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos.

A Serasa Experian, desta forma desempenha um papel importantíssimo na nossa economia, protegendo as compras efetuadas no comércio, evitando endividamentos através de calotes de seus clientes.

Saiba mais sobre a Serasa Experian, ou se preferir,  faça uma consulta Serasa.

1 Resposta

  1. Lourival Sabino 23 de maio de 2012

Deixe um Comentário