O que é SPC

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)  é uma das maiores empresas de proteção de crédito do Brasil, atuando ao lado de lojistas possui um enorme banco de dados de clientes e empresas brasileiras.

No Brasil existem várias empresas de análise e proteção ao crédito, criadas e patrocinadas por um determinado segmento da sociedade, como o segmento financeiro ou comercial.

Entre estas empresas destacamos a Serasa criada pelo segmento financeiro, especificamente o de bancos e o SPC, do segmento comercial, criado por lojistas.

Existem ainda outras empresas de análise de crédito criadas especificamente para oferecerem este tipo de serviço como forma de obter lucro, exemplo disso é o SCPC, empresa independente que não está ligada a nenhum segmento específico.

Mas atenção! Cuidado para não misturar SPC com SCPC, empresas com nomes muito parecidas, porém pertencentes a grupos diferentes.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um serviço utilizado pelos lojistas para consultar o histórico de um determinado cliente, a partir daí pode-se saber se este cliente está com alguma pendência financeira, principalmente dívidas em seu nome.

Se o cliente estiver constando no cadastro do SPC é bem possível que esteja com o nome sujo, sendo assim estará impossibilitado de conseguir efetuar compras a prazo, efetuar empréstimos ou retirar cheques em seu banco, além de todo constrangimento.

As anotações existentes no SPC são feitas somente por lojas credenciadas e somente estes lojistas credenciados tem acesso aos bancos de dados do SPC para analisar todas as anotações efetuadas pelos demais lojistas. Ou seja, o acesso é restrito!

Embora o acesso seja restrito aos demais lojistas não cadastrados, tanto a Serasa como o SPC são obrigados por lei fornecer aos “cidadãos” as informações de crédito que possuem.

O Código de Defesa do Consumidor no artigo 43,reza:

Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.

Consulta SPC

O SPC oferece alguns tipos de consultas para ajudar empresas a decidirem sobre a liberação de crédito para seus clientes.

É possível também usar esta mesma consulta SPC para você consultar seu CPF e ver se seu nome está sujo, veja aqui as consultas SPC disponíveis.

facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailfacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>