Perdeu seu documento? Avise o SPC e SERASA!

Se você teve seu documento roubado, é preciso que cadastre um alerta no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e no SERASA para evitar transtornos. O consumidor deve fazer isso para evitar o risco de ter os seus dados pessoais utilizados por golpistas, pois quem perdeu ou extraviou seu documento está mais suscetível a fraude.

Pesquisas indicam que a cada 14,4 segundos, um consumidor brasileiro é vitima de tentativa de fraude mais conhecida como roubo de identidade, onde as informações pessoais são utilizadas para obter crédito com o intuito de não pagar ou realizar algum negócio, apresentando a falsa identidade.

Este tipo de serviço existe desde o ano de 2007 e pode ser retirado com o pedido do próprio consumidor.

No site do SERASA o consumidor pode realizar, sem pagar nada, o registro de documentos ou folhas de cheques. Isso também pode ser feito pela Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone. Isso vale tanto para documentos que se perderam agora ou em algum momento no passado.

Depois de incluir as informações, os dados ficam imediatamente disponíveis para todos os clientes do SERASA. Mas, se for documento, o alerta fica no sistema por um tempo de dez dias. Para continuar após esse prazo, é preciso que enviar o boletim de ocorrência ou uma declaração formal ao SERASA.

Mas, se é um cheque, por três dias as informações ficam na base de dados, até que consumidor faça um boletim de ocorrência, avise ao banco e suste os cheques. Depois disso, o alerta ficará por tempo indeterminado no alerta.

No site da instituição também há dicas de como se prevenir, inclusive para pessoas físicas ou jurídicas de pequeno e médio porte.

Uma das informações apresentadas ao comércio é que o funcionário deve sempre exigir, nas vendas a prazo dois documentos originais, como por exemplo: RG e carteira de habilitação.

Já para o consumidor, é preciso nunca fornecer seus dados pessoais para desconhecidos ou deixar o documento pessoais com estranhos, quando não estiver por perto. É preciso ficar de olho aberto!

Já em relação ao SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, para se utilizar estes serviços é preciso ir pessoalmente a um balcão de atendimento, munido com o boletim de ocorrência.

O alerta dos documentos registrados no SPC e SERASA valem para todo o país, isto é, mesmo que você tenha realizado o aviso no SERASA de sua cidade, todos os estabelecimentos comerciais do Brasil, que estão vinculados a este órgão serão avisados e junto, será enviado o seu número de telefone informado no momento do registro.

Assim, caso alguém tente realizar alguma transação com seus documentos, você será avisado.

Efetivando o alerta nas duas instituições: SPC e SERASA, você diminui as chances de ser realizada alguma transação com os seus documentos, já que algumas empresas são filiadas somente no SPC e outras apenas no SERASA.

É importante lembrar que mesmo que você acredite que somente perdeu seus documentos e ainda há alguma chance de encontra-lo é preciso fazer o alerta, pois se suas informações pessoais cair nas mãos de uma pessoa com más intenções, você pode ter uma enorme dor de cabeça e transtornos.

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1 Resposta

  1. eVA nUNES fONTANA 6 de outubro de 2014

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