O que é pontuação Score Serasa

Nos últimos meses, um dos assuntos que mais gerou polêmica foi a criação da chamada Pontuação Score pela empresa Serasa Experian.  Mas para entender tudo isso é interessante rever algumas coisas. A Serasa Experian é uma empresa brasileira fundada em 1968 através de uma cooperação entre bancos que visavam padronizar informações de usuários de crédito bancário. 

É bem diferente do SPC que é um Serviço de Proteção ao Crédito, administrado por várias empresas, inclusive públicas, e é mais ligado ao setor lojista.

Acontece que, até bem pouco tempo, bastava um consumidor quitar ou negociar suas dívidas – as que geraram negativação – para ter acesso ao crédito novamente, baseado apenas na sua capacidade de pagamento. O centro da polêmica é que a Serasa criou um sistema Score, que nada mais é do que uma pontuação.

Este sistema se baseia no histórico dos últimos pagamentos que o consumidor efetuou, se existe inadimplência, quanto tempo essa inadimplência durou e inclusive se o consumidor entrou com ação na justiça a fim de rever a dívida. Tudo isto diminui a pontuação do risco de crédito, de acordo com o sistema Score da Serasa.

Este sistema atribui uma pontuação entre 0 a 1000. Quanto mais próximo de 0, mais inviável a concessão de crédito, e quanto mais próximo de 1000, mais segura a concessão de crédito.

Mesmo estando com o nome limpo, se no seu histórico existirem contas de água e energia elétrica em atraso, ou mesmo se, pelo fato de ter uma cobrança indevida, você tiver aberto um processo para contestar a dívida, isto vai reduzir o seu Score e te deixar mais distante no acesso ao crédito. 

Ao mesmo tempo, uma série de medidas devem ser tomadas pelo consumidor para recriar o seu histórico, o que pode levar um bom tempo até que a pontuação suba.

A prática está sendo considerada ilegal por vários juízes no país, que alegam inobservância do direito constitucional a privacidade e intimidade. Esta violação ao direito constitucional não aparece de forma direta, e sim de forma mascarada através da pontuação.

Em todo o estado de Santa Catarina o sistema foi proibido judicialmente, e em Cuiabá uma consumidora chegou a receber indenização da Serasa pelo fato de ter o financiamento de sua casa própria negado pelo sistema de pontuação.

No Rio Grande do Sul estuda-se a autorização do cliente para ter ou não o seu nome inerido no sistema Score Serasa.

Mais detalhes em: Como aumentar a Pontua Score Serasa.

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • cleiton da Silva
    • 15 de setembro de 2014

    como posso saber gratis sobre meu cpf se tenho pendencias e minhas pontuações para financiamento.

    • Leonardo
    • 8 de outubro de 2014

    É só ir a uma unidade do SPC/Serasa que eles consultam gratuitamente, pelo menos é o que eu faço.

    • Jean Pablo
    • 11 de outubro de 2014

    Esse Score é uma porcaria, faz um bom tempo que não uso meu cpf, fui abri um crediario numa loja não consegui por causa da pontuação do Score que está baixo…
    Praticamente é a mesma coisa que está com o “nome sujo na praça” e passa um carão na frente dos outros.
    Como quer que tenhamos nota alta no cpf se nem somos permitidos usa-lo…
    Me poupe cansei de tanta burocracia…

    • Pamela
    • 4 de novembro de 2014

    PALHAÇADA, Esse SCORE…
    Nome limpo e não posso abrir crediário, fazer cartão de credito … simplesmente nada.
    passei um carão na frente dos outros e detalhe.
    Eu não posso ter acesso a esse score.
    ACHO QUE EU TENHO O DIRETO DE SABER QUAL MINHA PONTUAÇÃO

    • Roger Silva
    • 6 de janeiro de 2015

    Inadmissível essa palhaçada, cada vez mais difícil se conseguir crédito e agora mesmo com o nome limpo não posso comprar nada por causa dessa pilantragem de score façam-me o favor não há mais o que inventar……….

    • Heber
    • 22 de fevereiro de 2015

    Desse jeito ninguem vai se importar em ter o nome condenado, porque mesmo sem pendências você continua negativado, esse sistema é uma piada! As pessoas podem mudar de vida senhores, não é porque já teve pendências que sempre terá. Aplauso aos “gênios” que criaram esta pontuação.

    • marcia aparecida lelis ferreira
    • 15 de outubro de 2016

    eu gostaria de saber sobre os meus pontos de credito porque eu to com o meu nome limpo mais eu naõ to conseguindo compra nada

    • Ary.
    • 17 de março de 2017

    Que absurdo, o Serasa Experian está fazendo, implantando um sistema que que impede de termos créditos mesmo com o nome limpo, fazendo muitos passar por grandes vergonhas, constrangimentos e intimidações, tem que acabar com essa vergonha

    • Natália Aparecida Soares Godinho
    • 1 de abril de 2017

    Boa tarde , gostaria de estar aumentando a pontuação de meu CPF , pois fui tentar fazer o cartão de crédito do carrefour , e acusou pontuação baixa . E não foi possível aprovar meu cartão .

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…