Safety Serasa – Ferramenta anti-fraude para a Copa do Mundo

Desde que o mercado lançou a facilidade de se realizar transações financeiras por meios virtuais que uma preocupação assoma a cabeça de todos os seus usuários: o risco de fraudes!

Até hoje muitas pessoas que estão na terceira idade, por exemplo, tem receio em utilizar caixas eletrônicos – para citar o exemplo mais comum que o mercado oferece atualmente.

O evento da Copa do Mundo que neste ano de 2014 acontecerá no Brasil fez com que a Serasa Experian lançasse uma ferramenta, baseada em outra experiência:

A Copa do Mundo da África do Sul. Em 2010, a África do Sul registrou um aumento de 53% nas fraudes com cartão de crédito e, para a Serasa isto é preocupante pelo fato de o Brasil ocupar o quinto lugar no ranking mundial de fraudes com cartão de crédito.

Os números apontam que este tipo de fraude custou aos brasileiros algo em torno de 2,3 bilhões de reais em prejuízos e, nos últimos doze meses, estima-se que pelo menos 54% dos brasileiros sofreram algum golpe envolvendo cartão de crédito.

Safet Serasa – Ferramenta Anti-Fraude

A ferramenta anti-fraude lançada pela Serasa se chama Safety, cuja tecnologia apresenta três componentes flexíveis:

1 – Em primeiro lugar, um modelo de score (pontuação) não presencial voltado para a avaliação do risco de fraude do cliente que está efetuando a compra, a alteração de cadastro ou a operação com cartão de crédito pela internet ou pelo telefone;

2 – Outro componente para avaliação de risco é a reputação do dispositivo que está sendo usado para efetuar a transação (computador, tablet, smartphone e até aparelho de TV);

3 – O terceiro componente desta tecnologia é a plataforma para automação da decisão, criada a partir dos dados obtidos na avaliação da transação avaliada e no histórico de transações efetuadas pelo consumidor, entre outros parâmetros.

O Safety Serasa já existe desde o ano de 2005, servindo o setor bancário, varejista e para companhias aereas. A ferramenta ajudou a evitar perdas no valor de U$ 500 milhões apenas para os seus 10 principais clientes globais somente em 2013! A partir deste ano a ferramenta estará disponível para uma gama maior de empresas, reformulada para identificar com uma eficiência ainda maior as transações suspeitas em compras online durante os jogos.

Os passos para uma transação virtual – de acordo com a navegação dos usuários – costumam ser os seguintes: abertura de conta no ambiente virtual da empresa; autenticação (quando se coloca o login e a senha do usuário); a apropriação da conta; e a movimentação do dinheiro (a transação propriamente dita).

A fraude, essencialmente, ocorre nos três primeiros passos da transação virtual, resultando em que, apesar de efetuada uma compra, por exemplo, o dinheiro não vai para a empresa que vendeu.

A empresa que adquirir a ferramenta Safety da Serasa, terá suas transações protegidas pelos seguintes fatores: Em primeiro lugar, o usuário não vai ter ciência de que a transação está sendo monitorada em tempo real.

Durante o andar da transação a ferramenta analisa fatores de risco, indicadores de fraude, reputação da máquina utilizada, comportamento do usuário e qualquer outro fator que fuja do padrão, ou atitudes não-convencionais.

A nova ferramenta foi remodelada para incluir 450 regras que podem ser configuradas para detectar riscos. Se a ferramenta detectar sinais de fraude, a operação é bloqueada, e um aviso é emitido sobre o ocorrido.

No caso de uma transação feita pelo Internet Banking, por exemplo, o correntista é avisado, podendo acompanhar o que está ocorrendo em sua transação em sua conta virtual ou pela página espelho da sua conta.

Para evitar alertas desnecessários, a ferramenta utiliza outros produtos da Serasa Experian e dados como geolocalização e horário da transação.

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    Serasa e SPC ampliam parceria

    Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

    Organização Financeira do Brasileiro

    A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

    Como renegociar dívidas com o banco

    O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

    4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

    Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

    Como localizar um cheque devolvido?

    A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…