Saiba como limpar o nome depois de pagar sua dívida

Uma das coisas mais desagradáveis na hora de fazer compras é o fato de se estar com o nome sujo. Isso é ainda pior quando se está com o orçamento baixo, sem ter como comprar o que se quer – ou o que se precisa – e ainda por cima não poder usar o crédito para fazer suas compras.

Para quem já quitou as suas dívidas, basta apenas mais um passo para ter certeza de que não terá nenhum problema pelo fato do seu nome ter sido incluído no banco de dados de inadimplentes.

Depois que uma dívida foi paga, ou quitada, a empresa credora tem um prazo de até cinco dias úteis para informar aos órgãos de proteção ao crédito de que a situação foi regularizada, a fim de que eles possam retirar o nome do consumidor da cadastro.

Esta regra também vale para renegociação de dívida, desde que a entrada ou a primeira parcela da renegociação tenha sido paga. Neste caso, o nome do consumidor só voltará ao cadastro de inadimplentes caso a renegociação não seja honrada.

Depois de quitar a dívida, o consumidor deve esperar pelo menos cinco dias úteis para que seu nome esteja limpo. Se o nome estava sujo na Serasa, o consumidor pode ir a um posto de atendimento para fazer uma consulta, levando a carteira de identidade e CPF. A consulta também pode ser feita por procuração reconhecida em cartório.

O melhor é que o próprio consumidor faça esta consulta, uma vez que os dois processos, o de consulta e o da procuração são bastante burocráticos. A mesma consulta pode ser feita pela internet caso o consumidor esteja cadastrado no portal Cadastro Positivo.

O consumidor também pode contratar um serviço de monitoramento do seu CPF no site da Serasa. O serviço não exige consulta e avisa previamente ao consumidor sobre as situações referentes ao seu CPF, como por exemplo, se seu nome está para ser negativado, se o nome está limpo, se fizeram alguma consulta ou alguma dívida em seu nome.

Este serviço é pago e os valores constam no site da Serasa. Caso o consumidor queira saber se seu nome foi retirado do SCPC, da Boa Vista Serviços, os procedimentos são parecidos. Pode ser feita a pesquisa online no portal Consumidor Positivo, ou pessoalmente em um dos postos de atendimento, com os documentos pessoais, ou por procuração.

Lembrando que, após o pagamento de dívidas ou após realizar uma consulta ao seu CPF, é muito importante guardar todos os recibos de pagamento. Isto serve para provar em qualquer instância, e para quem quer que venha a solicitar, que o consumidor está com suas dívidas pagas.

Quanto ao cheque sem fundo

Se um banco devolve o mesmo cheque mais de uma vez, o nome do emitente pode ser incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF). Para limpar o nome neste tipo de transação, o procedimento é mais trabalhoso. Após pagar a dívida, é preciso receber do credor um recibo detalhado referente ao pagamento, constando valor da dívida, numeração do cheque, o nome, RG e CPF do emitente, etc..

Depois disso o emitente deve ir até o banco junto com a folha de cheque (ou sua microfilmagem), mais o recibo, a fim de provar que a sua situação foi regularizada. Junto a esses documentos, também é preciso apresentar duas declarações negativas de protesto, retiradas em cartórios de protesto da praça em que o cheque foi emitido.

Depois de pagar as taxas pendentes, o consumidor deverá guardar o recibo de pagamento e aguardar até cinco dias úteis para que seu nome esteja limpo.

Caso o consumidor tenha quitado suas dívidas, esteja com os recibos em mãos e ainda assim seu nome continue sujo, deverá voltar a um posto de atendimento do órgão que incluiu seu nome no banco de dados de inadimplentes e procurar saber o que aconteceu. Em geral, com os recibos de pagamento a situação já se resolve.

Caso contrário, o consumidor pode mover um processo por danos morais. Vale lembrar que nenhuma pessoa pode ter seu nome incluído num cadastro de inadimplentes sem aviso prévio!

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • servandir leme do prado
    • 9 de agosto de 2015

    tive um protesto e foi quitado ,eu gostaria de saber como fica o meu nome,? ja esta limpo? obrigado..

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…