SERASA e operadora Vivo lançam alerta de nome sujo por celular

A parceria entre a SERASA e a VIVO permite que o consumidor receba por SMS uma mensagem, quando o seu CPF for consultado no banco de dados da SERASA ou até mesmo quando tiver uma pendência financeira.

O serviço, nomeado de Vivo Alerta CPF é exclusivo para clientes da operadora, que para terem acesso a estas informações pagam R$ 4,99 ao mês pela contratação.

A novidade alia a proteção dos consumidores com tecnologia e envia um alerta quando qualquer instituição ou empresa consultar o registro de pessoa física do cliente, tanto pelo seu CPF, quanto pelo seu nome.

Se o nome do cliente for negativado (ficar com nome sujo), ele também receberá uma notificação e quando fizer o pagamento do débito, será informado que sua situação foi regularizada.

Esta é a primeira parceria da SERASA Experian com uma operadora de telefonia celular.

Este tipo de serviço de consulta de CPF também pode contribuir para amenizar a dor de cabeça dos consumidores e se tornar uma aliada para quem perdeu ou teve seus documentos furtados, já que é possível saber se alguém está tentando utilizar os dados pessoais da vitima para receber algum crédito ou até mesmo cometer alguma fraude.

Para habilitar este serviço é simples e fácil! O usuário deve apenas enviar uma mensagem de texto com a palavra CPF para o número 7728. Os primeiros sete dias são gratuitos e o sistema está disponível para contratação tanto por cliente pós pagos quanto pré pagos.

Além dos alertas, o consumidor também pode optar por receber mensagens com dicas de como se prevenir contra fraudes, além do acesso a um site exclusivo, onde é possível ver o relatório da situação do CPF, dívidas, cheques sem fundos, novas pendências, débitos quitados há pouco tempo, participação em alguma sociedade, bem como o nome das pessoas jurídicas que realizaram alguma consulta em seu documento.

Mas quem tiver interesse em ter um pacote mais completo com informações sobre seu CPF, pode contratar da SERASA um serviço com notificações apenas por e-mail, por R$ 19,90 ao mês.

É responsabilidade do cliente solicitar o cancelamento no registro de base dos inadimplentes, pois ao saber de uma pendência financeira o melhor a fazer é procurar o credor para quitar o débito. Se o cliente não fizer isso, a empresa envia uma carta de notificação e o consumidor tem até 10 dias para colocar tudo em dia, antes que seu nome “suje” e entre para os cadastros de inadimplentes.

Caso o cliente não regularize a sua pendência financeira, ela pode constar no banco de dados do SERASA por até cinco anos. Com isso, o cliente pode ter problemas para conseguir crédito ou contratar novos serviços ou comprar produtos. Por isso, é importante ter uma vida financeira saudável e não ter restrições financeiras!

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