Serasa / SPC – Conheça o Funcionamento dos Orgãos

O comércio e os consumidores brasileiros conhecem, pelo menos, de uma forma superficial o que é a Serasa e o SPC, porém a grande maioria, em uma recente pesquisa realizada pelo Ibope, na cidade de São Paulo desconhecem qual a diferença entre um e outro, além de não saberem de forma mais aprofundada o serviço de cada um.

Desta forma, procurando dirimir quaisquer dúvidas que possam existir quanto a diferenciação entre essas duas instituições, assim como detalhar os serviços de cada uma delas é que preparamos um breve manual.

 Serasa

A Serasa é uma empresa que possui um cadastro de clientes inadimplentes com bancos ou demais instituições financeiras, como, por exemplo, financeiras, operadoras de cartão de crédito, entre outras. As dívidas são registradas por estas instituições diretamente no cadastro da Serasa para consulta, sendo que as mesmas são referentes a empréstimos, cartões de créditos, financiamentos, etc.

É importante ressaltar que os cheques – embora sejam um produto bancário – não são registrados na Serasa e, sim, diretamente no CCF (Cadastro de Cheque Sem Fundo) do Banco Central do Brasil.

SPC

O SPC ou Serviço de Proteção ao Crédito diferencia-se da Serasa principalmente pelo fato de ser um serviço e não uma empresa. O serviço é utilizado pelos lojistas, sejam eles do varejo ou atacado, e tem por finalidade realizar uma consulta quanto ao histórico do cliente, ou seja, se o mesmo é um bom pagador ou não.

As empresas para fazer a consulta ao banco de dados do SPC devem ser afiliadas, sendo que, inclusive, podem fazer anotações, ou seja, registrar clientes inadimplentes com eles para posterior consulta por outras empresas.

Como consultar?

Toda pessoa física pode consultar ambos os bancos de dados (Serasa e SPC) bastando para isso dirigir-se a algum posto de posse de um documento de identificação oficial com foto e solicitar uma consulta de forma gratuita.

Como os postos da Serasa existem em menor quantidade, visto que o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) está presente em praticamente todas as cidades do país, a empresa lançou uma opção de consulta através de seu site oficial onde qualquer pessoa pode fazer uma consulta rápida.

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *