Serasa, SPC, SCPC – Primeiro você precisa entender que…

Hoje em dia, no Brasil, três são as empresas que trabalham com bancos de dados de consumidores: a Serasa Experian, o SPC da Câmara de Dirigentes Lojistas e o SCPC da Boa Vista Serviços.

O trabalho destas empresas se resume em formar um banco de dados a nível nacional, para armazenar informações sobre cidadãos e empresas, principalmente informações sobre dívidas, que são repassadas aos credores e fornecedores.

Até aqui tudo bem. Mas como diferenciar cada uma dessas empresas?

1- Serasa Experian

Começando pela Serasa, trata-se de uma empresa que pertence ao grupo irlandês Experian, que trabalha com bancos de dados. Antes de ser adquirida pelo grupo Experian, a Serasa tinha sido criada por banqueiros, então, toda negativação referente a este órgão, diz respeito a operações bancárias ou financeiras – dívidas não pagas relacionadas a empréstimos, cartões de crédito, financiamentos, etc..

2- SPC – Serviço de Proteção ao Crédito (CDL – Câmara de Dirigentes Logistas)

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) foi criado no Brasil pelos Dirigentes Lojistas, e em seu banco de dados constam inadimplentes de operações referentes a varejo e atacado. Uma pessoa que tem seu nome negativado aqui provavelmente tem operações relacionadas a compra e venda de produtos ou serviços, prestações atrasadas em crediários, etc..

3- SCPC – Boa Vista Serviços

A Boa Vista Serviços (SCPC) é uma empresa que trabalha com ambos os tipos de informações através do chamado Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e, por isto, pode dar uma visão mais abrangente das operações negativadas de um cliente. O grande trunfo desta empresa é o seu extenso uso de tecnologias que facilitam o acesso as informações de seu banco de dados.

Caso um consumidor esteja com o nome negativado, a empresa em que a anotação de inadimplência foi registrada envia uma correspondência para o endereço cadastrado do consumidor.

Fique atento!

Entretanto, uma coisa precisa ficar bem clara. Enquanto todos os bancos e instituições financeiras podem negativar um consumidor pela Serasa e qualquer loja possa negativar um consumidor pelo SPC, no caso da Boa Vista apenas as empresas cadastradas na Boa Vista Serviços podem negativar um consumidor ali.

Dependendo da operação que o consumidor fez e em que se tornou inadimplente, pode ter seu nome incluído apenas na Serasa, apenas no SPC, ou apenas no SCPC, ou mesmo em dois desses órgãos, mas em outro não.

1 Resposta

  1. adriele 5 de novembro de 2014

Deixe um Comentário