Serviço monitora consultas de CPF feitas ao SPC

Você já foi surpreendido, ao tentar realizar uma compra ou algum negócio, com a informação de que o seu CPF ou CNPJ consta no cadastro de inadimplentes do SPC ou Serasa?

Para prevenir esse tipo de situação cada vez mais frequente, o SPC Brasil está disponibilizando para consumidores (pessoa física ou jurídica) o SPCAvisa – uma ferramenta que monitora o CPF ou CNPJ 24 horas por dia (sete dias por semana) e informa por e-mail e/ou SMS toda vez que acontecer uma alteração da situação na base de dados, evitando assim que o consumidor tenha os seus dados utilizados indevidamente ou sejam fraudados.

Criado há cerca de seis meses, o sistema já é disponibilizado para todo o País e conta, no Ceará, com a parceria de Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza para a oferta do serviço Foto: Ellen Freitas

Criado há seis meses, o serviço já é disponibilizado para todo o País e conta, no Ceará, com a parceria de CDL de Fortaleza.

Volume de atendimento

“Todos os meses passam pelo Departamento de Atendimento ao Consumidor (Deacon) da CDL de 8 mil a 10 mil pessoas e a maioria quer saber sobre a situação do CPF.  Já vimos casos de gente que nunca esteve numa determinada loja, mas alguém comprou usando seus dados e não pagou.

Também já vimos casos abertura de empresas usando o CPF ou o CNPJ de consumidores. E o problema é que, normalmente, só se tomava conhecimento do problema tardiamente, quando fosse realizar uma compra.

Com o SPCAvisa a pessoa é avisada sobre uso indevido de seus documentos, podendo adotar providências com maior rapidez e eficácia”, diz a gerente de Negócios e Relacionamento da CDL de Fortaleza, Ana Cláudia Moura Lemos, que também coordena o SPC no Estado.

Contratação

Segundo ela, para adquirir o serviço basta contactar a CDL de Fortaleza na sede da Rua 25 de Março, 882 ou pelo telefone (85S) 3464-5506 ou ainda enviando um e-mail para gerencia.comercial@cdlfor.com.br.

“A partir desse contato, enviaremos um termo, que deve ser preenchido e assinado e enviado junto com uma cópia da identidade e do CPF da pessoa. Depois enviamos o boleto e assim que for realizado o pagamento, liberamos o envio por e-mail de uma foto em preto e branco revelando como está a situação do banco de dados do cliente”, explica.

Depois desses passos, o cliente será avisado pelo período contratado em seu e-mail e/ou celular (por SMS) quando houver qualquer movimentação nos seus dados cadastrais, consultas realizadas sob o seu CPF/CNPJ, inclusão ou exclusão de registros no SPC e Serasa, abertura de empresas em seu nome, alterações de endereço e telefones realizadas com seus documentos.

As tarifas pelo pagamento do uso da ferramenta são variáveis de acordo com o tipo do serviço, que pode ser o modelo mais simples que avisa só por e-mail (SPCAvisa /e-mail) e custa R$ 9,90 mensais; o SPCAvisa e-mail + SMS por R$14,80; e o SPC Avisa Plus, por R$ 28,90 ao mês, e que inclui informações de inclusão, alteração e exclusão de SPC, cheque Lojista, alerta de documentos, consultas realizadas, crédito concedido, alterações de endereço/telefones (cadastro SPC Brasil) e Pefin – Serasa.

Há também a possibilidade e pagamento trimestral, semestral e anual, com valores que vão de R$ 27,00 a R$ 277,00.

Fonte:  www.diariodonordeste.globo.com

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Comments

  1. gostaria de saber, se as dividas que prescrevem a mais de cinco anos, saem do serasa automaticamente?, eles podem podem colocar novamente?

  2. fui vitima de bandidos que utilizaram meus documentos para efetuar compra, agora estou nao serasa, como faço pra sair disso?

  3. comprei um ps3 pelo mercado livre mais a compra não foi aprovada e mesmo assim meu nome esta no SPC como pode ser possivel não foi aprovada a compra não recebi o produto e meu nome esta sendo processado por uma coisa que nem recebi , isso pode acontecer

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