Serviços Grátis oferecido pela Serasa Experian

Sabe-se que a Serasa Experian é uma empresa privada. A iniciativa de se criar esta empresa foi a de prover as empresas da área de finanças uma forma de consultar dados dos seus clientes e potenciais clientes, garantindo uma maior segurança nas transações financeiras. Contudo, sabe-se também que toda empresa privada precisa de uma fonte de renda e, por isso, seus serviços são cobrados.

Com a Serasa Experian é assim. Apesar disso, existe um pacote de produtos que a Serasa disponibiliza de forma gratuita aos consumidores. A lista e uma breve descrição de cada um segue abaixo.

Atualização de cadastro

Este serviço é oferecido para facilitar a concessão de crédito e financiamentos. Para atualizar o cadastro, preenche-se um formulário de Atualização Cadastal.

O formulário deve ser entregue assinado junto com as cópias de RG, CPF, comprovante de endereço mais recente e comprovante de renda. Pode-se entregar pessoalmente no escritório oficial da Serasa – fica em São Paulo – ou enviar para o endereço constante no site.

Consulta de CPF

A consulta da situação cadastral do CPF de Pessoa Física pode ser feita de duas maneiras: pessoalmente ou por carta. Pessoalmente, pode-se comparecer a uma loja Serasa Experian com os documentos originais – o que também pode ser feito por procuração. O consumidor também pode redigir uma carta detalhada com seus dados de RG e CPF, mais cópias autenticadas. A carta é enviada para o escritório oficial da Serasa em São Paulo.

Documentos e cheques roubados

Este é um serviço de alerta com objetivo de evitar fraudes e uso indevido de documentos. O consumidor comunica a Serasa sobre roubo, furto ou perda dos seus documentos e, caso alguém tente utilizá-los para alguma transação comercial, o mercado será avisado. Para utilizar este serviço preenche-se um formulário que pode ser baixado do site, e envia-se pelo correio ou pelo fax.

Cheques sem fundos

Este serviço é mais informativo. Trata de orientações para regularizar pendências de cheques sem fundos. Basicamente o consumidor deve procurar o seu banco para anotar os dados do cheque emitido, e então procurar o seu credor. Depois de quitada a dívida o consumidor recupera a folha de cheque e envia junto com os documentos solicitados pelo CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos.

Carta Serasa Experian

Assim como o SPC a Serasa também envia uma carta ou um SMS informando o consumidor que está para ser ou acabou de ser negativado. A carta já informa o prazo que o consumidor tem para entrar em contato com seu credor e regularizar sua situação.

Depois do pagamento, o credor comunica a Serasa e solicita a baixa do operação financeira do consumidor. Caso a dívida não seja quitada em até dez dias, as informações sobre essa pendência financeira estarão no banco de dados da Serasa, disponíveis para consultas pelas empresas do setor financeiro ou lojistas.

Protestos

Este serviço também é informativo. São orientações para consumidores que se descobrem com protestos em seu nome registrados em cartório. Resumidamente o consumidor deve ir ao cartório que registrou o processo a fim de obter uma certidão com os dados da empresa que protestou seu nome. Regularizando a dívida com a empresa, basta apresentar no mesmo cartório uma declaração da empresa informando a quitação.

Ações Judiciais

Este serviço também é informativo, constando de orientações para consumidores que tem ações judiciais em aberto. O procedimento é parecido com o dos protestos. O consumidor busca  os dados da ação, e da empresa que o processou no fórum distribuidor em que consta a ação judicial. Caso o processo já tenha encerrado, basta solicitar uma certidão que deve ser entregue a Serasa Experian.

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