SPC Imobiliário

Você já ouviu falar do SPC Imobiliário? Saiba mais deste produto oferecido pelo SPC que pode ajudar ou atrapalhar o sonho da casa própria.Um dos maiores sonhos de um cidadão é poder ter a sua própria casa, livre de aluguel, livre de mensalidades, e em geral, dificilmente alguém realiza este sonho sem um financiamento imobiliário.

Há uma imensa multidão de consumidores que só descobriram suas pendências financeiras no momento em que solicitavam o financiamento imobiliário. Este tipo de transação é uma das mais detalhadas e profundas que podem ser feitas, até mesmo pelo fato de comprometer décadas da vida do consumidor.

Para entender melhor a questão do financiamento imobiliário e como a negativação pode afetá-lo, neste texto se analisa brevemente o passo a passo do financiamento, para em seguida, por meio da descrição do produto “SPC Imobiliário” discutir alguns tipos de restrição que impedem o financiamento.

A primeira etapa do financiamento imobiliário é a proposta de financiamento, e envolve desde uma primeira simulação até o preenchimento de uma proposta com formulários da própria agência bancária.

Em segundo lugar vem a análise de crédito, onde o banco analisa a capacidade de pagamento do consumidor. Geralmente é neste momento que as restrições aparecem, e é para este momento que a ferramenta do SPC Imobiliário pode ser utilizada.

Segue a avaliação do imóvel, feita por especialistas enviados pelo banco; o levantamento da documentação, tanto do comprador, quanto do vendedor, quanto do imóvel; a análise jurídica, feita depois do levantamento da documentação, atestando juridicamente que não há fraude na operação;

E por último segue a assinatura e registro do contrato, desde que não tenham sido encontradas restrições jurídicas, o banco emite um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública e segue-se o pagamento de impostos e cartórios; e por fim, a liberação de recursos, ou o financiamento propriamente dito – visto pela ótica do consumidor, é claro.

SPC Imobiliário – Restrições relacionadas ao financiamento imobiliários

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) possui um produto muito interessante, que permite a consulta e o acesso a um relatório referente as restrições que impedem o financimanto imobiliário. Trata-se do SPC Imobiliário.

O produto é voltado para imobiliárias e construtoras que oferecem crédito imobiliário, e tem como objetivo agilizar as decisões de crédito, prevenir fraudes e fornecer informações referentes aos clientes em potencial que tiverem seu CPF pesquisado, além de sugerir um limite de crédito baseado nas informações levantadas.

Dados levantados pelo SPC Imobiliário

Os dados cadastrais que podem ser levantados com este produto são:

CCF  – Cadastro de emitentes de cheques sem fundos;
SPC – caso o consumidor tenha alguma restrição no banco de dados do bureau;
renda presumida  – obtida pela movimentação do cliente em transações comerciais ou até mesmo pelos clientes que a fornecem ao banco de dados;
crédito concedido – que seria o histórico de crédito do consumidor;
contraordem  – seria o histórico de cheques sustados do consumidor, o que dá uma base para julgar quantas vezes o consumidor entrou em desacordo comercial e as chances de entrar em desacordo com o próprio financiamento imobiliário;
controle societário – para o caso de empresários, e para determinar o seu poder de comando dentro de sua empresa, ou mesmo onde ele se encontra na hierarquia da sua empresa;
quadro administrativo da empresa – quando o consumidor for empresário;
participação em empresas – se for o caso; contumácia, quando o consumidor apresentou em algum momento a atitude de se recusar a comparecer em juízo, quando e se tiver sido chamado para isso, a contumácia mostra muito bem a questão do caráter do consumidor, que é um dos três C’s do processo de crédito;
ordem judicial – que o consumidor tenha cumprido; Serasa, se houver; protestos; Score SPC com projeção de 12 meses, etc..

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *