Você Consulta Empresas – Serviço Serasa

Você Consulta Empresas serviço da Serasa onde é possível fazer uma consulta CNPJ e analisar melhor uma empresa antes de fazer negócio com esta empresa, veja mais em nossa matéria. 

Hoje em dia vive-se numa época em que a Pessoa Física tem suas informações consultadas frequentemente, inúmeras vezes sem o seu conhecimento, e na maioria das vezes contra sua vontade.

É fato que as empresas temem golpistas mas, nos veículos de comunicação ou informação, vemos poucos recursos oferecidos a Pessoa Física contra supostas Pessoas Jurídicas. Vê-se muitos golpistas que também chegam a criar CNPJ e até mesmo a alugar escritórios de fachada para aplicar grandes golpes em empresários ou pessoas que tenham uma grande caderneta de poupança.

Mas de qualquer forma e, seja qual for a necessidade, não se vê muitas opções para um consumidor fazer com uma empresa o mesmo que é feito com o seu CPF por praticamente todas as empresas em que tenha cadastro. Isso parece um pouco injusto, por falta de reciprocidade nesse tipo de tratamento.

No Brasil, os consumidores PF podem consultar gratuitamente o CNPJ de uma empresa com a qual pretendam fechar negócio através da base de dados da Serasa, graças a um serviço disponibilizado para empresas e Pessoa Física, chamado pela Serasa de “Você Consulta Empresa”.

O objetivo da Serasa com a criação do Você Consulta Empresas é evitar que compradores sejam vítimas de golpes, revertendo a situação de consultas onde agora o próprio consumidor pode verificar as informações de uma empresa assim como esta mesma empresa faz com seus clientes.

O Você Consulta Empresas fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, registros de protestos, cheques sem fundos, ações judiciais, endereço, falências e existência legal da empresa consultada. Para ter acesso ao serviço o consumidor deve acessar o portal da Serasa através do endereço http://portal.serasaconsumidor.com.br/home e digitar o CNPJ da empresa que deseja consultar – vale lembrar que, atualmente, a Serasa cobra R$ 16,90 por consulta.

A Serasa orienta que se pode localizar o CNPJ de uma empresa do rodapé do seu site, ou nas seções “Quem Somos” ou “Fale Conosco” – vale lembrar que, desde 2013 a justiça determina que todas as companhias devem exibir em suas páginas na internet os dados de nome, endereço e CNPJ.

Ao consultar o CNPJ o consumidor terá acesso a um formulário contendo nome fantasia, razão social, CNPJ, tipo de sociedade, localização, formas de contato – telefone, homepage – pendências comerciais e bancárias, protestos, ações judiciais, falência ou recuperação judicial/extrajudicial, dívidas vencidas e cheques sem fundos. Antes dessas informações há um resumo que facilita a consulta.

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *