Cerca de 100 mil pessoas estão na lista do SPC em Sergipe

O consumidor está mais endividado e inadimplente, segundo dados de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Somente em Sergipe cerca de 100 mil pessoas estão na lista do SPC.

A pesquisa aponta ainda, que o endividamento aumentou em 8% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Câmara dos Dirigente Logistas de Aracaju, a preocupação está na inadimplência que parece ser a mesma coisa do endividamento, mas não é. Endividamento é quando os consumidores compram mais com dinheiro emprestado, quando eles deixam de pagar a dívida é o que se chama de inadimplência, e esse índice também aumentou no meio semestre em torno de 6,4%.

E o consumidor assume que às vezes fica difícil de resistir na hora da compra. “Fica a vontade de comprar ai vai e compra. Depois a divida vai acumulando, acumulando e ai gente vai deixando de pagar”, explica o shushiman Carlos Dias.

“A inflação está correndo o salário dos brasileiros. Aquelas pessoas que compraram e forma pegas depois por essa inflação e com a alta dos juros é que não está podendo cumprir com seus compromissos”, analisa o presidente da CDL Samuel Schuster.

Depois de perder o controle das contas a saída para o corretor de imóveis Edmilson Barreto foi anotar tudo o que gasta por mês. “Depois disso fiquei totalmente equilibrado, antes minha receita ficava muito a quem da minha despesa”, recorda.

Uma outra consumidora dá a receita para fugir das dívidas. “ Eu guardo dinheiro e depois pechincho para comprar à vista. Se eu não posso comprar esse mês eu espero um pouquinho uns dois, três meses e vou juntando, daqui a pouco eu posso comprar”, explica a médica Luciene Menezes.

Fonte: www.g1.com.br

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *