Como consultar CPF gratis pelo Boa Vista Serviços?

Há quase dois anos, ou mais, que os consumidores brasileiros passaram a contar com um serviço gratuito de consulta grátis online de restrição pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Antes deste serviço online as consultas podiam ser feitas diretamente nos escritórios da Boa Vista – serviço este que ainda existe e também é gratuito, ou através de empresas que cobravam caro para fazer esta consulta.

Ao fazer a consulta CPF, o consumidor pode identificar se possui dívidas, restrições ou pendências financeiras registradas no SCPC.

Para fazer a consulta o consumidor deve entrar no “Portal Boa VIsta Consumidor Positivo” através do link www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/, clicando em seguida em “ consulta de débito”.

Quem não é cadastrado deve fazer primeiro um cadastro no mesmo portal, e depois informar email e senha. Logo em seguida, o site irá informar se consta algum registro SCPC e, casa tenha, o consumidor pode verificar os detalhes sobre os débitos, identificar em qual empresa consta a pendência financeira.

Esta forma de consulta grátis online permite ao consumidor verificar por conta própria quais são as empresas com as quais deve entrar em contato para negociar diretamente com elas, sem precisar usar intermediação de serviços.

Na consulta online os dados informados são: nome completo, nome da mãe, CPF, email e celular. Na consulta presencial, o consumidor precisa informar apenas o seu nome completo e CPF, apresentando um documento original com foto.

Na consulta presencial a simples apresentação do documento original com foto já basta para identificá-lo, mas na consulta online, os dados solicitados visam permitir que o sistema confira se o usuário que está se cadastrando é de fato o portador daquele CPF.

O email e o celular são pedidos também, para que o sistema envie um email ou um torpedo de validação. Na consulta presencial o consumidor também verifica a existência de protestos, cheques sem fundos e ações judiciais que possam estar registradas em seu CPF.

O propósito do Portal Consumidor Positivo é a autenticação dos usuários no portal online. Dados como o nome da mãe e o CPF já constam na base de dados SCPC, e estes dados são usados para serem cruzados com os dados informados pelo usuário para realizar o seu cadastro.

Email e telefone costumam estar nas bases de dados das empresas que concederam crédito ao consumidor. O SCPC também não partilha dados do consumidor, pois o propósito da Boa Vista Serviços é facilitar o contato do consumidor com suas empresas credoras, e não o contrário!

No campo da consulta online, serão apresentados os débitos que possam existir no CPF do consumidor, e as formas de contato com as empresas credoras. Sendo assim, o consumidor que está com o nome sujo deve apenas entrar em contato com a empresa credora a fim de realizar a sua renegociação.

O ideal é que o consumidor se organize antes de entrar em contato, a fim de conseguir firmar uma proposta que caiba em seu orçamento mensal.

2 Comentários

  1. Graziele Carvalho Azevedo 19 de outubro de 2017
  2. danilo mateus moreto 9 de fevereiro de 2015

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