Como e Onde limpar o nome no SPC e Serasa?

A forma de como limpar o nome e onde limpar o nome no SPC e Serasa; não é uma preocupação rara nos dias atuais. A tríade da liberação, facilitação e aumento de crédito ao consumidor criou um paraíso de compras antes indisponível a maioria dos brasileiros; mas criou também um grupo de devedores que tende a aumentar gradativa e acentuadamente a cada mês.

Hoje em dia é muito fácil conseguir um cartão de crédito, fazer um financiamento, um parcelamento ou crediário.

Esta mesma premissa resulta em um caminho óbvio para quem não controla e equipara seus gastos com seus ganhos: o resultado é o “nome sujo” nos sistemas de proteção ao crédito como SPC e Serasa; gerando um círculo vicioso onde é necessário limpar o nome no SPC e Serasa para poder ficar com o cadastro positivo e gerar novas possibilidades de crédito.

Como identificar nome sujo no SPC e Serasa?

Bom, seria prudente antes de qualquer ação confirmar se seu nome realmente está sujo na praça, ou seja, se está registrado na Serasa ou SPC.

Vale lembrar, que para a Serasa e o SPC incluírem seu nome em seus bancos de dados, elas são obrigadas a notificá-lo antes, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 43,  parágrafo 3.

Essa notificação é efetuada através de uma carta registrada, informando ao possível devedor, que o mesmo tem uma dívida e possui um prazo de 10 dias para quitá-la, do contrário, seu nome estará sujo e será incluso no cadastro de devedores.

Se por algum motivo você não recebeu esta notificação, ou não tomou nenhuma ação após recebê-la, é necessário confirmar se o seu nome está sujo na Serasa ou SPC como inadimplente.

Existem empresas que prestam este tipo de serviço, te poupando dores de cabeça e, principalmente, valorizando seu precioso tempo a um custo relativamente baixo. Estas empresas fornecem uma Consulta SPC e Consulta Serasa CPF completa da sua situação cadastral, em questão de minutos, num formato padrão, pois geralmente são fornecidas diretamente do banco de dados da Serasa e SPC.

Porém, se você estiver com tempo, poderá fazer isso sozinho e sem nenhum custo, pois tanto a Serasa quanto o SPC, são obrigados por lei, a fornecerem gratuitamente informações sobre seus dados cadastrais.

Para efetuar a consulta CPF Serasa Gratis, o interessado deve comparecer pessoalmente a qualquer um dos postos de atendimento da Serasa , munido de RG ou Carteira Profissional e seguir as orientações e procedimentos formais desta instituição.

Motivos que deixam seu nome sujo no SPC e Serasa

1. Emissão de cheque sem fundos devolvido duas vezes ao banco. Esta é uma situação comum que deixa seu nome sujo na Serasa SPC.

2. Dívida não paga proveniente de um empréstimo e a pessoa ou instituição que lhe emprestou o dinheiro efetua o protesto em cartório;

3. Dívida não paga referente à compra de algum produto e a loja que lhe vendeu este produto efetua o protesto em cartório;

4. Ser réu em uma ação de execução de dívida;

5. Ser réu em uma ação de busca e apreensão de bens;

6. Ser dono ou sócio de uma empresa e for pedida a falência dela;

7. Possuir dívida no banco referente a algum tipo de taxa não paga;

8. Possuir dívida em algum órgão federal referente ao pagamento de impostos, taxas ou contribuições federais.

Como limpar o nome no SPC

A primeira forma e mais contundente de como limpar o nome no SPC ou então de onde limpar o nome no SPC é realizando o pagamento da dívida junto ao estabelecimento em que foi realizado o débito.

Se não for possível o pagamento total, uma outra alternativa é negociar a dívida vigente dando uma entrada e suavizando as demais parcelas.

A maioria das empresas, financeiras e estabelecimentos comerciais possuem uma política de negociação / renegociação analisando a capacidade do consumidor de pagá-lo.

É de interesse tanto do credor quanto do consumidor de que a dívida seja sanada da forma mais rápida e sem ajuizamento judicial.

Após o pagamento mesmo quando não integral, ainda que em caráter de negociação; o nome do devedor é retirado do cadastro do SPC em até cinco dias úteis.

Há obviamente outras formas de limpar o nome no SPC sem o pagamento da dívida, mas que implicam em processos mais longos como a expiração do prazo de cinco anos da dívida, ação judicial ou da prescrição de um título após três anos quando a dívida referir-se à cheques, notas promissórias, duplicatas ou letras de câmbio.

Neste caso em específico quando o assunto é referente a títulos a remoção não é automática e em alguns casos só ocorre mediante a um processo judicial.

Como limpar o nome no Serasa

A forma de como limpar o nome no Serasa funciona de forma similar ao SPC.
Assim como no SPC; a forma básica e rápida de ter nome limpo em cinco dias é realizando o pagamento integral ou da primeira parcela da negociação da dívida.

Igualitariamente como no caso do SPC as outras formas para limpar o nome no SERASA sem que seja através do pagamento do débito em questão; é deixando que o prazo da dívida expire.

É importante salientar que a dívida não para de existir; ela apenas não consta mais no cadastro dos sistemas de proteção ao crédito; mas continuam vigentes no cadastro interno dos locais onde as dívidas foram feitas podendo gerar problemas futuros.

4 Caminhos para limpar o nome no SPC e Serasa

Para limpar nome sujo definitivamente e retirá-lo do SPC e Serasa, uma das quatro possibilidades abaixo precisa acontecer para limpar seu nome:

1. Pagamento da dívida
Após o pagamento da dívida junto ao credor, seu nome poderá ficar limpo e ser retirado destes cadastrados, sob pena da Serasa ou SPC sofrer processo por danos morais, conforme Código de Defesa do Consumidor, artigo 6.

Para tanto, o ex-devedor deverá administrativamente requerer que seu nome seja retirado dos registros da Serasa e SPC.

2. Expiração do prazo de 5 anos
Pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 43, parágrafo 5, seu nome não poderá ficar mais do que 5 anos registrado nestes cadastros.

3. Prescrição do título que originou a dívida
Aqui, o título se refere ao cheque, uma nota promissória, duplicatas, ou ainda, letra de câmbio. Para estes tipos de títulos a prescrição é de 3 anos, ou seja, alguém que esteja com o nome sujo por causa de um cheque sem fundo, pode ter seu nome limpo e removido dos registros da Serasa ou SPC passados 3 anos.

Porém, neste caso a remoção não é automática e nem tão simples, a remoção só será possível através de uma ação judicial.

4. Ação judicial
Existem casos em que a dívida é passível de ser questionada. A pessoa prejudicada poderá propor uma ação judicial e requerer uma liminar solicitando a remoção do seu nome dos cadastros da Serasa e SPC.

A remoção do seu nome poderá acontecer, porém, a partir da liminar segue-se o percurso normal para esta ação judicial ser julgada, o que poderá levar anos até ser concluída.

Onde limpar o nome sujo?

Após ter seu nome inserido no cadastro do SPC como devedor; é preciso limpá-lo.
Onde limpar o nome no SPC e Serasa é variável. A primeira forma é entrando em contato diretamente com o estabelecimento em que a dívida foi criada. Ou de forma física ou através do departamento de crédito e negociação dos débitos do local.

É raro encontrar uma empresa ou financeira que não possua um sistema de telemarketing que possibilite a negociação da dívida através do telefone.

Passado algum tempo da ocorrência da dívida ela pode vir a ser repassada a uma empresa terceirizada – situação comum após dois anos de débito contínuo – e a partir daí a negociação ou renegociação passa a ser somente possível através do contato direto com a empresa de cobrança.

Para saber onde limpar o nome neste caso; entre em contato – igualmente – com o estabelecimento onde foi realizado o débito para que o mesmo redirecione ou passe o contato do local onde a dívida foi repassada.

Em caso de desacordo com a dívida lançada em cadastro e passível de ação judicial, para resolver de forma oficial e onde limpar o nome; é possível através de um advogado, em um tribunal de pequenas causas ou de conciliação.

41 Comentários

  1. Mario roberto de araujo rodrigues 1 de fevereiro de 2018
  2. ana conceição spaolonzo 16 de janeiro de 2018
  3. maria de fatima dos santos 6 de novembro de 2017
  4. Sérgio Mauricio de Oliveira 21 de agosto de 2017
  5. rosana aparecida de sousa carvalho 14 de junho de 2017
  6. Selma Galhardo 9 de junho de 2017
  7. maria isabele da silva 20 de abril de 2017
  8. Daniele Sales 8 de abril de 2017
  9. Wanda karolina barata chaves 28 de março de 2017
  10. jose antonio de jesus fereira 7 de novembro de 2016
  11. LIA DE PAULA GUERREIRO 4 de outubro de 2016
  12. maria Cláudia 30 de agosto de 2016
  13. bar lanchonete souza ltda 24 de julho de 2016
  14. Girlandia 4 de maio de 2016
  15. Gonçalino Xavier Rodrigues 20 de janeiro de 2015
  16. Gonçalino Xavier Rodrigues 20 de janeiro de 2015
  17. antoninho donizete antunes 28 de outubro de 2014
  18. luziana santos couto 19 de setembro de 2014
  19. Katielen Oliveira de Borba 15 de setembro de 2014
  20. Eliedna Rejane 22 de agosto de 2014
  21. Walace 5 de agosto de 2014
  22. alice carla 30 de julho de 2014
  23. braulino luis de vasconcelos 28 de julho de 2014
  24. Consulta CPF Online 17 de julho de 2014
  25. Livia 16 de julho de 2014
  26. Joana Darc Pereira 11 de julho de 2014
  27. ROSELI RODRIGUES DOS SANTOS 25 de junho de 2014
  28. catia da silva rocha 19 de junho de 2014
  29. neide oliveira 27 de maio de 2014
  30. mauricio de almeida 24 de maio de 2014
  31. poliana 17 de maio de 2014
  32. ELIZQABETH SILVA DE SOUZA 9 de maio de 2014
  33. LUIZ DOMINGOS DA SILVA 8 de maio de 2014
  34. cleane 3 de maio de 2014
  35. Vanessa lima da silva 11 de março de 2014
  36. EDILENE DE SANTANA MARQUES MALTA 24 de fevereiro de 2014
  37. josiel de oliveira silva 19 de fevereiro de 2014
  38. MILTON MONDINI 23 de janeiro de 2014
  39. vanessa oliveira de solza 29 de outubro de 2013
  40. lius carlos detranobraga 16 de outubro de 2013
  41. juarez santos souza 16 de outubro de 2013

Deixe um Comentário