Como sair do SPC

Fazer compras é algo que nos traz bons sentimentos, mas infelizmente traz consequências gravíssimas quando nosso bolso não está preparado para acompanhar tais sentimentos e quando menos esperamos vemos nosso nome sujo no SPC ou Serasa, aí vem a primeira dúvida: Como sair do SPC e Serasa? 

Desde o advento do Plano Real o Brasil vive uma época de crescimento econômico que não se via há muito tempo. Grande parte desse crescimento se deve ao crédito.

Contudo, o que se vê nesse processo de crescimento baseado no crédito é exatamente o risco previsto por economistas da década de 1990, a respeito da inadimplência.

O brasileiro comum do século XXI tem acesso a mercadorias e um poder de compra maior justamente pela facilidade de acesso ao crédito, mas também está mais endividado que qualquer outro brasileiro comum do século passado.

Para que o modelo de crescimento baseado no crédito continue a dar certo, o país precisa rever formas de diminuir a inadimplência – num plano mais amplo.

Contudo, trata-se de algo que pode ser resolvido com a conscientização das pessoas a respeito. Iniciativa esta que a própria Serasa Experian tem adotado, com a publicação de suas cartilhas referentes a crédito responsável, educação financeira e renegociação de dívidas.

Para um consumidor sair do SPC (limpar nome sujo), é preciso compreender primeiro os diferentes tipos de negativação que podem ocorrer no país, a saber:

1 – O primeiro tipo de negativação ocorre com lojistas, e geralmente se refere a contas de crediário que não envolvem necessariamente o financiamento.
2 – O segundo tipo de negativação é a da dívida bancária, seja no próprio financiamento, cartão de crédito, empréstimo e qualquer outro tipo de transação eminentemente bancária.
3 – O terceiro tipo de negativação tem a ver com os títulos protestados, quando um cheque do consumidor acaba sendo registrado como não pago em qualquer cartório.

Além dos cheques, outros tipos de documentos também podem ser protestados, mas no caso dos cheques ocorrem dois tipos de negativação, a primeira seria para o SPC ou Serasa, dependendo do tipo de transação, e o protesto – enfatiza-se esta informação neste texto porque para muitos brasileiros ainda trata-se de novidade.

 Como limpar seu nome e sair do SPC?

Em primeiro lugar, o consumidor precisa tomar muito cuidado com um golpe que tem sido bastante comum. O golpista informa que tem meios de limpar o nome do SPC e para isso cobra uma taxa de, digamos, R$ 300,00. Mas na realidade isso não acontece. O consumidor fica sem o dinheiro da suposta taxa e com seu nome sujo no SPC.

Para sair do sistema do SPC ou de qualquer outro tipo de negativação, os meios mais tradicionais são os mais indicados – Renegocie sua dívida –  Com raríssimas exceções, apenas o pagamento da entrada de uma renegociação já é suficiente para limpar o nome de uma pessoa.

É óbvio que o pagamento das prestações seguintes deve ser cumprido a risca ou então a negativação ocorre novamente.

Outra opção é através dos mutirões de renegociações que lojistas de várias cidades no país promovem a fim de diminuir os seus indicadores de clientes inadimplentes.

Numa ocasião dessas é possível conseguir muitas facilidades para negociar dívidas, com descontos que, dependendo de cada caso, pode chegar até 80% do valor da dívida.

Em 2013, pela primeira vez, o SPC junto com a Serasa, realizaram um mutirão online – Feirão Limpa Nome Online –  com a presença de mais de 30 grandes credores do país, uma ótima iniciativa para os consumidores que aproveitaram a ocasião, que pretende ter uma segunda edição em 2014.

Três formas para limpar o nome do SPC

De forma mais tradicional, atualmente pode-se listar três formas diferentes de se retirar o nome de uma pessoa do SPC e da Serasa:

1 – A primeira, é claro, trata-se da renegociação das dívidas. Conforme dito em um parágrafo anterior, em geral, depois do pagamento da entrada de uma renegociação, a própria empresa credora entra em contato com o SPC para a retirada do nome do consumidor.

2 – Caso por algum engano isso não aconteça, a segunda forma de retirar o nome de um consumidor do sistema, é quando o próprio consumidor se dirige a um dos postos de atendimento do SPC, munido das provas de que sua dívida foi paga.

3 – A terceira forma é através de autorização judicial, para os casos em que a dívida já prescreveu – dívidas com mais de 5 anos – e apesar disso o nome do consumidor continua no sistema. Por ordem judicial também se enquadram os casos em que o consumidor foi vítima de fraude, ou quando teve os seus documentos roubados.

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • LEANDRO
    • 6 de novembro de 2013

    ESTOU TENTANO CONSULTA O MEU CPF MAIS NÃO CONSIGO VER TODAS AS MINHA DIVIDA OQUE DEVO FAZER

    • juliana soares melo
    • 21 de março de 2014

    como tirar o nome do spc serasa

    • debora rios carvalho peixoto
    • 10 de abril de 2014

    gostaria de saber como está minha divida com á serasa,

    • vandeilza martins da silva
    • 11 de abril de 2014

    como limpar meu nome

    • antonio cesar dos santos neto
    • 22 de abril de 2014

    quero limpa meu nome mas por questao de ganhar tao pouco e os juros muito alto nao estou dando conta de pagar preciso de ajuda do spc e serasa para tirar os juros e negociar todos os meus debitos obrigado antonio cesar

    • Rosana Amaral da Silva
    • 8 de maio de 2014

    quero limpar meu nome mas por questao de ganhar tao pouco e os juros muito alto nao estou dando conta de pagar preciso de ajuda do spc e serasa para tirar os juros e negociar todos os meus debitos obrigado

    • wagner antonio da silva
    • 8 de junho de 2014

    Não consigo contatar meu credor , como faço , não consta nada com ele , só no Serasa !!!!

    • Cláudio Araújo Santos
    • 20 de setembro de 2014

    quero limpar meu nome

    • marcos
    • 22 de setembro de 2014

    quero saber quantos dias leva para sai nosso nome do spc depois que pagamos a divida

    • sandra Regina Castro Rosa
    • 6 de novembro de 2014

    Gostaria de negociar as minhas dividas

    • jozilane
    • 8 de novembro de 2014

    Quero limpa meu nome

    • linda Inês santos de Macedo
    • 17 de novembro de 2014

    Como tirar o nome do spc serasa?

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…