Saiba como fazer uma Consulta CNPJ Gratis

Pela lei brasileira, qualquer empresa que opere em solo nacional deve, obrigatoriamente, ter um CNPJ – mesmo que esta empresa seja estrangeira e tenha apenas uma filial no Brasil. Resumidamente falando, o CNPJ – ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – é um cadastro que reconhece as Pessoas Jurídicas cadastradas na Receita Federal do Brasil – é como uma identidade para as empresas.

Entre as empresas que precisam ter um CNPJ pode-se listar os órgãos públicos, fundos de investimentos imobiliários, embaixadas, missões, igrejas, entidades estatutárias, ONGs, entre outras.

Por meio do número do CNPJ é possível consultar todas as informações cadastrais de uma empresa.

A consulta CNPJ é importante, por exemplo, para pessoas que contratam fornecedores ou que pretendem assinar algum tipo de acordo comercial – ou de outra natureza – com uma empresa, garantindo acordos melhores.

Na verdade, a consulta CNPJ é uma ótima forma de evitar fraudes também. Uma empresa que esteja com o cadastro irregular, com pendências financeiras ou com protestos, reúne todas as condições para não garantir os seus acordos comerciais.

Consulta CNPJ Gratis

Para efetuar uma consulta CNPJ Gratis, basta acessar o site da Receita Federal através do link  www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp. Em seguida, pede-se que se digite o CNPJ e o código captcha que será exibido.

Após entrara no ambiente virtual por este link, uma série de opções surgem para o internauta, mas para o objetivo de se consultar um CNPJ pode-se clicar no link “Empresa”, logo em seguida em “Cadastro” e por fim “CNPJ”. Em seguida pode-se escolher imprimir a consulta no link “Emissão de Comprovante” da situação cadastral.

Contudo, fora a consulta no ambiente virtual da Receita Federal, também é possível consultar a situação de uma empresa nos órgãos de proteção ao crédito. Seja através da Boa Vista Serviços, do SPC ou da Serasa Experian. No caso da Serasa, a consulta CNPJ Gratis pode ser feita pessoalmente em um dos postos de atendimento. Os locais para consulta podem ser encontrados no site da Serasa Experian.

Consulta CNPJ Paga

Mas esta mesma consulta CNPJ está disponível online, e os valores pagos para  consulta variam muito, de acordo com o pacote de consultas contratado – o menor dos pacotes de consulta ficam em torno de R$ 6,00.

No link www.serasaexperian.com.br/compreonline/solucoes.html da Serasa Experian, uma consulta completa aos dados de negativação inclui dados cadastrais, cheques sem fundos, pendências na Serasa, protestos em cartório, ações judiciais, participações societárias, quadro social – aqueles que são os sócios da empresa – faturamento estimado e limite de crédito.

5 Comentários

  1. Renato 16 de abril de 2015
  2. francisco 16 de dezembro de 2014
  3. CARLOS JOSÉ COUTINHO FERREIRA 18 de setembro de 2014
  4. NONATO RODRIGUES 1 de setembro de 2014
  5. maria da penha barros silva 10 de julho de 2014

Deixe um Comentário