Dicas Serasa para não cair em golpes na renegociação

Um problema que vem ocorrendo com relativa frequencia entre consumidores que buscam limpar seu nome de um cadastro de negativação, é o golpe de falsas empresas que prometem este serviço.

Para não ser vítima destas empresas, de golpistas e estelionatários, o consumidor precisa redobrar a atenção quanto aos anúncios veiculados, sobretudo na internet, que prometem facilidades para retirar uma anotação de inadimplência dos órgãos de proteção ao crédito, sem que esta seja paga.

Não existe nenhuma fórmula mágica que cancele uma anotação destas sem que a dívida em questão seja renegociada ou paga. Para regularizar uma pendência financeira, a melhor alternativa é buscar a empresa credora ou buscar informações em dos Postos de Atendimento Gratuito da Serasa Experian.

A internet é o meio onde se veiculam grande parte desses anúncios. Ali encontram-se sites que vendem manuais, kits e CDs com informações falsas sobre como retirar uma anotação de inadimplência sem pagar a dívida – muitas dessas informações podem até ser verdadeiras, apesar de ilegais.

Também foram encontrados anúncios de empresas que se oferecem como intermediárias na renegociação de dívidas e, para tanto, cobram serviços e taxas do consumidor, fazendo com que, na verdade, a dívida fique bem maior. Neste caso estas empresas orientam o consumidor a fazer um depósito para garantir o pagamento do serviço.

Obviamente que, depois disso, a empresa desaparece no ar sem efetuar nenhuma renegociação nem pagamento de débito algum e, ao perceber o golpe, resta muito pouco que o consumidor possa fazer. Isso porque essas “empresas” não tem escritório físico registrado em nenhum endereço, e as transações são feitas por telefone ou pela internet.

Contato Direto

Por esses motivos, recomenda-se que o cliente evite a todo custo negociações feitas por intermediários. O próprio consumidor – que é o maior interessado em ter seu nome limpo – pode entrar em contato diretamente com a empresa credora, ou então buscar os serviços da Serasa Experian, para obter as melhores informações sobre a quitação da dívida.

Agindo assim, o cliente adota um comportamento prático, de forma segura e gratuita. Assim, o cliente tem certeza absoluta de que a sua dívida está renegociada ou paga, e que a anotação de inadimplência será retirada dos órgãos de proteção ao crédito.

A orientação da Serasa para quem tem dívidas em atraso sempre é esta: entrar em contato com a empresa credora para renegociar a dívida. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando um consumidor renegocia a sua dívida ele deixa de ser inadimplente, pois um novo acordo foi feito para substituir o acordo anterior, que deixa de existir.

Sendo assim, ao efetuar uma renegociação, a anotação de inadimplência do consumidor já pode ser retirada. Contudo, para firmar este novo acordo, gerado a partir da renegociação, as empresas esperam do consumidor uma atitude bem prática: o pagamento de uma entrada ou da primeira prestação de um parcelamento da dívida, para comprovar que o consumidor está disposto a levar o novo acordo adiante.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor da Serasa Experian permite consultar gratuitamente o CPF do consumidor interessado, além de realizar serviços como atualização cadastral, esclarecimento de dúvidas, orientações para regularização de pendências financeiras, e o cancelamento de anotações de inadimplência, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Regularizar uma anotação de inadimplência nos órgãos de proteção ao crédito não é uma tarefa difícil, como muitas pessoas acreditam.

O próprio consumidor pode negociar diretamente com seus credores e regularizar sua situação, sem precisar contratar os falsos serviços de terceiros. Para maiores informações, retirar dúvidas e ser melhor orientado, recomenda-se que o consumidor consulte o site oficial da Serasa Experian www.serasaconsumidor.com.br .

consulta-serasa-spc-cpf-gratis-online-scpc

Consulta CPF Online

Consulta CPF Online é o maior site de informações para reabilitação de crédito, limpar nome e dicas para realizar consulta online do seu CPF. Matérias 100% exclusivas!

Deixe um comentário

    • zelidia do santos
    • 12 de novembro de 2014

    Quanto tempo e retirado o nome do serasa o meu ja tem 5 anos.obrigado

Serasa e SPC ampliam parceria

Neste ano de 2014 uma parceria entre a Serasa Experian e o SPC dominou os dois últimos dias da Convenção…

Organização Financeira do Brasileiro

A pesquisa abaixo detalhada foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal virtual…

Como renegociar dívidas com o banco

O ano de 2014 trouxe um cenário de inflação, juros altos e desaceleração econômica. Diante desta conjuntura, os consumidores que…

4 Maneiras de fazer uma consulta CPF

Como é de conhecimento comum a toda a população, o CPF é o registro de cidadão perante a Receita Federal…

Como localizar um cheque devolvido?

A emissão de cheques sem fundos acarreta a inclusão do nome do consumidor no Cadastro de Emitentes de Cheques Sem…