O que é pontuação Score Serasa

Nos últimos meses, um dos assuntos que mais gerou polêmica foi a criação da chamada Pontuação Score pela empresa Serasa Experian.  Mas para entender tudo isso é interessante rever algumas coisas. A Serasa Experian é uma empresa brasileira fundada em 1968 através de uma cooperação entre bancos que visavam padronizar informações de usuários de crédito bancário. 

É bem diferente do SPC que é um Serviço de Proteção ao Crédito, administrado por várias empresas, inclusive públicas, e é mais ligado ao setor lojista.

Acontece que, até bem pouco tempo, bastava um consumidor quitar ou negociar suas dívidas – as que geraram negativação – para ter acesso ao crédito novamente, baseado apenas na sua capacidade de pagamento. O centro da polêmica é que a Serasa criou um sistema Score, que nada mais é do que uma pontuação.

Este sistema se baseia no histórico dos últimos pagamentos que o consumidor efetuou, se existe inadimplência, quanto tempo essa inadimplência durou e inclusive se o consumidor entrou com ação na justiça a fim de rever a dívida. Tudo isto diminui a pontuação do risco de crédito, de acordo com o sistema Score da Serasa.

Este sistema atribui uma pontuação entre 0 a 1000. Quanto mais próximo de 0, mais inviável a concessão de crédito, e quanto mais próximo de 1000, mais segura a concessão de crédito.

Mesmo estando com o nome limpo, se no seu histórico existirem contas de água e energia elétrica em atraso, ou mesmo se, pelo fato de ter uma cobrança indevida, você tiver aberto um processo para contestar a dívida, isto vai reduzir o seu Score e te deixar mais distante no acesso ao crédito. 

Ao mesmo tempo, uma série de medidas devem ser tomadas pelo consumidor para recriar o seu histórico, o que pode levar um bom tempo até que a pontuação suba.

A prática está sendo considerada ilegal por vários juízes no país, que alegam inobservância do direito constitucional a privacidade e intimidade. Esta violação ao direito constitucional não aparece de forma direta, e sim de forma mascarada através da pontuação.

Em todo o estado de Santa Catarina o sistema foi proibido judicialmente, e em Cuiabá uma consumidora chegou a receber indenização da Serasa pelo fato de ter o financiamento de sua casa própria negado pelo sistema de pontuação.

No Rio Grande do Sul estuda-se a autorização do cliente para ter ou não o seu nome inerido no sistema Score Serasa.

Mais detalhes em: Como aumentar a Pontua Score Serasa.

COMPARTILHE NOSSA MATÉRIA!

MATÉRIAS RELACIONADAS

PRINCIPAIS CATEGORIAS

PRINCIPAIS MATÉRIAS

Reader Interactions

Comments

  1. Oque adianta ter o nome linpo e não poder fazer nada nem um cartão por causa desse negócio de pontuação q isso.

  2. tanto trabalho para limpar o nome e agora não posso comprar, me diz adianta limpar o nome, pela técnica nova, o senhor score não deixa você comprar, seu nome está negativo da mesma maneira. Mais uma nesse país de burrocrata

  3. Acho ridículo esse score, pois estou precisando comprar umas coisas para casa e não consigo fazer um carne. Isso e ridículo, enquanto bandidos e políticos comprarm a vista com suborno do nosso dinheiro publico.Acho um absurdo pois vou entrar na justiça. Não e possível que essa porcaria continue so ferra a economia e quem de fato luta dia a dia com a forca do trabalho. Ridiculo . Isso e pura falta de serviço.

  4. Boa tarde , gostaria de estar aumentando a pontuação de meu CPF , pois fui tentar fazer o cartão de crédito do carrefour , e acusou pontuação baixa . E não foi possível aprovar meu cartão .

  5. Que absurdo, o Serasa Experian está fazendo, implantando um sistema que que impede de termos créditos mesmo com o nome limpo, fazendo muitos passar por grandes vergonhas, constrangimentos e intimidações, tem que acabar com essa vergonha

  6. eu gostaria de saber sobre os meus pontos de credito porque eu to com o meu nome limpo mais eu naõ to conseguindo compra nada

  7. Desse jeito ninguem vai se importar em ter o nome condenado, porque mesmo sem pendências você continua negativado, esse sistema é uma piada! As pessoas podem mudar de vida senhores, não é porque já teve pendências que sempre terá. Aplauso aos “gênios” que criaram esta pontuação.

  8. Inadmissível essa palhaçada, cada vez mais difícil se conseguir crédito e agora mesmo com o nome limpo não posso comprar nada por causa dessa pilantragem de score façam-me o favor não há mais o que inventar……….

  9. PALHAÇADA, Esse SCORE…
    Nome limpo e não posso abrir crediário, fazer cartão de credito … simplesmente nada.
    passei um carão na frente dos outros e detalhe.
    Eu não posso ter acesso a esse score.
    ACHO QUE EU TENHO O DIRETO DE SABER QUAL MINHA PONTUAÇÃO

  10. Esse Score é uma porcaria, faz um bom tempo que não uso meu cpf, fui abri um crediario numa loja não consegui por causa da pontuação do Score que está baixo…
    Praticamente é a mesma coisa que está com o “nome sujo na praça” e passa um carão na frente dos outros.
    Como quer que tenhamos nota alta no cpf se nem somos permitidos usa-lo…
    Me poupe cansei de tanta burocracia…

  11. É só ir a uma unidade do SPC/Serasa que eles consultam gratuitamente, pelo menos é o que eu faço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *