O que é pontuação Score Serasa

Nos últimos meses, um dos assuntos que mais gerou polêmica foi a criação da chamada Pontuação Score pela empresa Serasa Experian.  Mas para entender tudo isso é interessante rever algumas coisas. A Serasa Experian é uma empresa brasileira fundada em 1968 através de uma cooperação entre bancos que visavam padronizar informações de usuários de crédito bancário. 

É bem diferente do SPC que é um Serviço de Proteção ao Crédito, administrado por várias empresas, inclusive públicas, e é mais ligado ao setor lojista.

Acontece que, até bem pouco tempo, bastava um consumidor quitar ou negociar suas dívidas – as que geraram negativação – para ter acesso ao crédito novamente, baseado apenas na sua capacidade de pagamento. O centro da polêmica é que a Serasa criou um sistema Score, que nada mais é do que uma pontuação.

Este sistema se baseia no histórico dos últimos pagamentos que o consumidor efetuou, se existe inadimplência, quanto tempo essa inadimplência durou e inclusive se o consumidor entrou com ação na justiça a fim de rever a dívida. Tudo isto diminui a pontuação do risco de crédito, de acordo com o sistema Score da Serasa.

Este sistema atribui uma pontuação entre 0 a 1000. Quanto mais próximo de 0, mais inviável a concessão de crédito, e quanto mais próximo de 1000, mais segura a concessão de crédito.

Mesmo estando com o nome limpo, se no seu histórico existirem contas de água e energia elétrica em atraso, ou mesmo se, pelo fato de ter uma cobrança indevida, você tiver aberto um processo para contestar a dívida, isto vai reduzir o seu Score e te deixar mais distante no acesso ao crédito. 

Ao mesmo tempo, uma série de medidas devem ser tomadas pelo consumidor para recriar o seu histórico, o que pode levar um bom tempo até que a pontuação suba.

A prática está sendo considerada ilegal por vários juízes no país, que alegam inobservância do direito constitucional a privacidade e intimidade. Esta violação ao direito constitucional não aparece de forma direta, e sim de forma mascarada através da pontuação.

Em todo o estado de Santa Catarina o sistema foi proibido judicialmente, e em Cuiabá uma consumidora chegou a receber indenização da Serasa pelo fato de ter o financiamento de sua casa própria negado pelo sistema de pontuação.

No Rio Grande do Sul estuda-se a autorização do cliente para ter ou não o seu nome inerido no sistema Score Serasa.

Mais detalhes em: Como aumentar a Pontua Score Serasa.

13 Comentários

  1. Adalton dos Santos silva 1 de fevereiro de 2018
  2. Sonia Santos 9 de janeiro de 2018
  3. rose biondi 18 de dezembro de 2017
  4. Patricia de aguuar alves 30 de novembro de 2017
  5. Natália Aparecida Soares Godinho 1 de abril de 2017
  6. Ary. 17 de março de 2017
  7. marcia aparecida lelis ferreira 15 de outubro de 2016
  8. Heber 22 de fevereiro de 2015
  9. Roger Silva 6 de janeiro de 2015
  10. Pamela 4 de novembro de 2014
  11. Jean Pablo 11 de outubro de 2014
  12. Leonardo 8 de outubro de 2014
  13. cleiton da Silva 15 de setembro de 2014

Deixe um Comentário